Capítulo 16

Exceções

Voltando à nossa classe ContaPoupanca, um dos seus métodos é o Saca. Se tentarmos sacar um valor superior ao saldo do cliente, o método não permitirá o saque. Contudo, quem chamou o método não saberá se o saque foi realizado ou não. Como notificar quem invocou o método que o saque foi feito com sucesso ou não?

16.1 - Retorno do método para controlar erros

Uma primeira solução seria alterar o método Saca para retornar um booleano indicando se o saque foi ou não efetuado:

public class ContaPoupanca : Conta
{
    public override bool Saca(double valor)
    {
        if (valor + 0.10 <= this.Saldo)
        {
            this.Saldo -= valor + 0.10;
            return true;
        }
        else
        {
            return false;
        }
    }
    // Resto do código da classe
}

Assim, podemos saber se o saque foi efetuado ao chamar o método:

Conta conta = new ContaPoupanca();
// Inicializa a conta
if (conta.Saca(100.0))
{
    MessageBox.Show("Saque efetuado");
}

Essa abordagem é importante, por exemplo, no caso de um caixa eletrônico. Nós precisamos saber se o saque foi efetuado ou não antes de liberarmos o dinheiro para o cliente. Contudo, uma desvantagem dessa abordagem é que, se esquecermos de testar o retorno do método Saca, podemos liberar dinheiro para o cliente sem permissão.

E mesmo invocando o método e tratando o seu retorno de maneira adequada, o que faríamos se fosse necessário sinalizar exatamente qual foi o tipo de erro que aconteceu, como quando o usuário passou um valor negativo como quantidade?

Uma solução seria alterar o retorno de boolean para número inteiro e retornar o código do erro que ocorreu. Isso é considerado uma má prática, pois o valor devolvido é "mágico" e só legível perante extensa documentação (magic numbers), além de não obrigar o programador a tratar esse retorno, o que pode levar o programa a continuar executando em um estado inconsistente.

Um outro problema aconteceria se o método já retornasse algum valor. Desse jeito, não daria para alterar o retorno para indicar se o saque foi realizado ou não.

16.2 - Controlando erros com exceções

Para evitar esses problemas, o C# nos permite tratar essas exceções à regra de uma maneira diferente: através de exceptions. Em vez de retornarmos um valor dizendo se uma operação foi bem sucedida, nós lançamos uma exceção à regra padrão, ao comportamento padrão, dizendo que algo de errado aconteceu. No nosso caso, utilizaremos a exceção Exception, indicando que houve um erro na operação de saque:

public class ContaPoupanca : Conta
{
    public override void Saca (double valor)
    {
        if (valor + 0.10 > this.saldo)
        {
            throw new Exception("Valor do saque maior que o saldo");
        }
        else
        {
            this.saldo -= valor + 0.10;
        }
    }
}

Até o momento, aprendemos como lançar uma exception quando algum comportamento ocorreu de forma fora do comum. Mas, o que essa exception influencia na classe que o chamou? Por exemplo, vamos ver o que acontece quando tentamos sacar um valor superior ao saldo do cliente. Rode a sua aplicação com F5 e tente sacar um valor superior ao saldo de um cliente.

Ao clicar no botão de saque, a execução do código será interrompida na linha em que a exceção é lançada. Isso ocorre porque o F5 roda o nosso programa em modo debug. Se rodarmos o programa fora do modo debug com Ctrl+F5, como se fosse um usuário rodando o programa, veríamos uma janela dizendo que ocorreu um erro:

ExceptionVS2013.png

Mas, nós não queremos que o usuário receba tal mensagem na tela. Então, não podemos chamar diretamente um método que pode lançar uma exceção. Ao invés disso, devemos tentar chamar o método: se não for lançada nenhuma exceção, ok; caso contrário, devemos pegar a exceção e executar um trecho de código referente à exceção.

Para tentar executar um trecho de código que pode lançar uma exceção, devemos colocá-lo dentro de um bloco try. No nosso caso, colocaremos dentro do bloco que trata o clique do botão saque:

private void botaoSaque_Click(object sender, EventArgs e)
{
    int indice = comboContas.SelectedIndex;
    double valor = Convert.ToDouble(textoValor.Text);
    Conta selecionada = this.contas[indice];
    try
    {
        selecionada.Saca(valor);
        textoSaldo.Text = Convert.ToString(selecionada.Saldo);
        MessageBox.Show("Dinheiro Liberado");
    }
}

E para pegar a exceção caso seja lançada e tratá-la, devemos pôr o código dentro de um block catch:

private void botaoSaque_Click(object sender, EventArgs e)
{
    int indice = comboContas.SelectedIndex;
    double valor = Convert.ToDouble(textoValor.Text);
    Conta selecionada = this.contas[indice];
    try
    {
        selecionada.Saca(valor);
        textoSaldo.Text = Convert.ToString(selecionada.Saldo);
        MessageBox.Show("Dinheiro Liberado");
    }
    catch (Exception ex)
    {
        MessageBox.Show("Saldo insuficiente");
    }
}

Nesse bloco, caso o método Saca lance uma exceção, o bloco catch será executado mostrando a mensagem Saldo Insuficiente. No caso de uma exceção, a mensagem Dinheiro Liberado não é exibida.

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16.3 - Tratando múltiplas exceções

Uma outra situação exceptional ocorre quando o usuário da classe Conta tenta sacar um valor negativo, claramente um valor inválido para o saque. Nesse caso também queremos lançar uma exceção:

public override void Saca (double valor)
{
  if(valor < 0.0) 
  {
    throw new Exception();
  }
    if (valor + 0.10 > this.Saldo)
    {
        throw new Exception("Valor do saque maior que o saldo");
    }
    else
    {
        this.saldo -= valor + 0.10;
    }
}

Quando passamos um valor negativo para o método Saca, o método lançará uma Exception, portanto o código do bloco catch do caixa eletrônico será executado para tratar a exceção gerada, exibindo para o usuário a mensagem Saldo Insuficiente. Porém essa mensagem está claramente errada.

Repare que, para jogarmos a exceção, precisamos executar um new, ou seja, a Exception é uma classe do C#! Podemos criar uma hierarquia de exceções utilizando a herança para indicar qual foi o tipo de erro que ocorreu.

Para criarmos um novo tipo de exceção, precisamos apenas criar uma nova classe que herde de Exception. Vamos criar uma exceção que indica que ocorreu um erro por saldo insuficiente na conta, a SaldoInsuficienteException:

public class SaldoInsuficienteException : Exception
{
}

E vamos utilizar o SaldoInsuficienteException no método Saca da classe ContaPoupanca:

public override void Saca (double valor)
{
  if(valor < 0.0) 
  {
    throw new Exception();
  }
    if (valor + 0.10 > this.Saldo)
    {
        throw new SaldoInsuficienteException();
    }
    else
    {
        this.saldo -= valor + 0.10;
    }
}

Quando o usuário passa um argumento negativo ainda lançamos uma exceção genérica. Podemos criar um novo tipo de exceção que indica que o argumento passado é inválido. Porém, o C# já possui um conjunto de exceções padrão na linguagem (http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/system.exception.aspx#inheritanceContinued). Dentre essas exceções, existe a ArgumentException, que indica que o argumento de um método é inválido. Vamos utilizar essa exceção no nosso código:

public override void Saca (double valor)
{
  if(valor < 0.0) 
  {
    throw new ArgumentException();
  }
    if (valor + 0.10 > this.Saldo)
    {
        throw new SaldoInsuficienteException();
    }
    else
    {
        this.saldo -= valor + 0.10;
    }
}

Agora o código do caixa eletrônico pode tratar de forma diferente cada um dos tipos de exceção:

private void botaoSaque_Click(object sender, EventArgs e)
{
    int indice = comboContas.SelectedIndex;
    double valor = Convert.ToDouble(textoValor.Text);
    Conta selecionada = this.contas[indice];
    try
    {
        selecionada.Saca(valor);
        textoSaldo.Text = Convert.ToString(selecionada.Saldo);
        MessageBox.Show("Dinheiro Liberado");
    }
    catch (SaldoInsuficienteException ex)
    {
        MessageBox.Show("Saldo insuficiente");
    }
  catch (ArgumentException ex) 
  {
    MessageBox.Show("Não é possível sacar um valor negativo");
  }
}

Mas o que deve ser colocado dentro de um bloco try? Será que devemos colocar apenas a execução do método que lança a exceção?

private void botaoSaque_Click(object sender, EventArgs e)
{
    int indice = comboContas.SelectedIndex;
    double valor = Convert.ToDouble(textoValor.Text);
    Conta selecionada = this.contas[indice];
    try
    {
        selecionada.Saca(valor);
    }
    catch (SaldoInsuficienteException ex)
    {
        MessageBox.Show("Saldo insuficiente");
    }
  catch (ArgumentException ex) 
  {
    MessageBox.Show("Não é possível sacar um valor negativo");
  }
    textoSaldo.Text = Convert.ToString(selecionada.Saldo);
    MessageBox.Show("Dinheiro Liberado");
}

Ao executar o código, vemos que o método Saca lança a exceção de saldo insuficiente. Mas, mesmo assim, o caixa libera dinheiro para o usuário. Isso acontece porque a exceção lançada no método Saca já foi tratada nos blocos catch e a execução do programa continua normalmente.

O bloco try deve conter toda a lógica de negócio que será executada em uma situação normal, quando não ocorrem casos excepcionais. Assim, podemos nos preocupar apenas com a lógica de negócios e depois nos preocupamos com os erros que aconteceram.

No caso do saque, queremos executar o método Saca e depois emitir o dinheiro dentro do bloco try.

private void botaoSaque_Click(object sender, EventArgs e)
{
    int indice = comboContas.SelectedIndex;
    double valor = Convert.ToDouble(textoValor.Text);
    Conta selecionada = this.contas[indice];
    try
    {
        selecionada.Saca(valor);
        textoSaldo.Text = Convert.ToString(selecionada.Saldo);
        MessageBox.Show("Dinheiro Liberado");
    }
    catch (SaldoInsuficienteException ex)
    {
        MessageBox.Show("Saldo insuficiente");
    }
  catch (ArgumentException ex) 
  {
    MessageBox.Show("Não é possível sacar um valor negativo");
  }
}

Veja que o tratamento dos erros ficou totalmente isolado da lógica de negócios. Utilizando exceções, podemos nos preocupar apenas com a lógica de negócio do sistema e só depois com o tratamento de erros. Não existe mistura de código!

16.4 - Exercícios

  1. Quais das opções a seguir representa o lançamento de uma nova exceção em nosso sistema?

    • throw new Exception();
      
    • return Exception();
      
    • return new Exception();
      
    • throw Exception();
      
  2. Analise o código a seguir e assinale a alternativa correta:

    var conta = new Conta();
    var caixa = new Caixa();
    conta.Deposita(100.0);
    conta.Saca(500.0);
    caixa.Libera(500.0);
    
    • Se a linha 4 lançar uma exceção, a linha 5 não será executada.
    • A última linha não será executada mesmo se o código não lançar exceções.
    • Se a linha 4 lançar uma exceção, nenhuma das linhas será executada.
    • Todas as linhas são executadas mesmo quando alguma delas lança uma exceção.
  3. Onde devemos colocar um trecho de código que pode lançar uma exceção para quando queremos tratá-la?

    • Dentro de um bloco try
    • Dentro de um bloco catch
    • Não precisa estar em nenhum bloco em específico.
  4. Onde devemos colocar o código que trata uma exceção?

    • Dentro de um bloco catch
    • Dentro de um bloco try
    • Não precisa estar em nenhum bloco em específico.
  5. Modifique o método Deposita da classe ContaPoupanca para que ele lance um ArgumentException quando o argumento passado para o método for negativo. O seu método deve ficar parecido com o seguinte:

    public class ContaPoupanca : Conta
    {
        // resto do código da ContaPoupanca
        public override void Deposita(double valor)
        {
            if(valor < 0.0)
            {
                throw new ArgumentException();
            }
            // resto do método continua igual
        }
    }
    

    Depois de fazer essa modificação, execute a aplicação e tente depositar um valor negativo em uma conta poupança e veja o que acontece.

  6. Agora utilize um try/catch na ação do botão que realiza um depósito, botaoDeposito_Click da classe Form1, para tratar a exceção que pode ser lançada pelo Deposita. Quando o Deposita lançar uma exceção, mostre um MessageBox com a mensagem "Argumento Inválido".

  7. (Opcional) Vamos agora criar uma nova exceção chamada SaldoInsuficienteException que será lançada toda vez que tentarmos sacar um valor que é superior ao saldo atual da conta. Essa classe deve simplesmente herdar da classe Exception do C#:

    public class SaldoInsuficienteException : Exception { }
    

    Agora modifique o método Saca da classe ContaPoupanca para que ele jogue a SaldoInsuficienteException toda vez que o usuário tentar sacar um valor maior do que o saldo da conta.

    Modifique também o método botaoSaque_Click para que ele mostre a mensagem "Saldo Insuficiente" caso o método Saca lance a exceção SaldoInsuficienteException.

  8. (Opcional) Faça as mesmas modificações para a ContaCorrente.

  9. (Opcional) Um outro bloco que existe é o finally. Pesquise sobre ele em http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/fk6t46tz(v=vs.71).aspx e diga quando um código dentro de um bloco finally é executado.

    • Sempre
    • Só se uma exceção for lançada.
    • Nunca
    • Só se nenhuma exceção for lançada