Capítulo 21

Apêndice - Instalação do Java

"Quem pouco pensa, engana-se muito."

Como vimos antes, a VM é apenas uma especificação e devemos baixar uma implementação. Há muitas empresas que implementam uma VM, como a própria Oracle, a IBM, a Apache e outros.

A da Oracle é a mais usada e possui versões para Windows, Linux e Solaris. Você pode baixar o SDK acessando:

http://www.oracle.com/technetwork/java/

Nesta página da Oracle, você deve escolher o Java SE, dentro dos top downloads. Depois, escolha o JDK e seu sistema operacional.

21.1 - Instalando no Ubuntu e em outros Linux

Cada distribuição Linux tem sua própria forma de instalação. Algumas já trazem o Java junto, outras possibilitam que você instale pelos repositórios oficiais e em alguns casos você precisa baixar direto da Oracle e configurar tudo manualmente.

No Ubuntu, a distribuição usada na Caelum, a instalação é bastante simples. Basta ir no terminal e digitar:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer

Caso prefira utilizar o openjdk, a distribuição opensource, basta fazer

sudo apt-get install openjdk-7-jdk

Por enquanto ele possui apenas a versão 7. No linux fedora, você faria com su -c "yum install java-1.7.0-openjdk".

Se você já tiver outras versões instaladas no seu Ubuntu, pode utilizar sudo update-alternatives --config java para escolher entre elas.

Uma instalação mais braçal, sem usar repositório , pode ser feita baixando o instalador no próprio site da Oracle. É um tar.gz que possui um .bin que deve ser executado. Depois, é necessário apontar JAVA_HOME para esse diretório e adicionar JAVA_HOME/bin no seu PATH.

21.2 - No Mac OS X

O Mac OS X já traz o Java instalado junto com o sistema operacional até a versão 10.6. As versões mais novas, do Lion em diante, o instalador do Mac vai perguntar se você deseja baixá-lo quando for rodar sua primeira aplicação Java, como o Eclipse.

A versão para o Java 8 pode ser baixada no mesmo site:

http://www.oracle.com/technetwork/java/

Seus livros de tecnologia parecem do século passado?

Conheça a Casa do Código, uma nova editora, com autores de destaque no mercado, foco em ebooks (PDF, epub, mobi), preços imbatíveis e assuntos atuais.
Com a curadoria da Caelum e excelentes autores, é uma abordagem diferente para livros de tecnologia no Brasil. Conheça os títulos e a nova proposta, você vai gostar.

Casa do Código, livros para o programador.

21.3 - Instalação do JDK em ambiente Windows

Para instalar o JDK no Windows, primeiro baixe-o no site da Oracle. É um simples arquivo executável que contém o Wizard de instalação:

http://www.oracle.com/technetwork/java/

pagina-download.png

Instalação

  1. Dê um clique duplo no arquivo jdk-<versão>-windows-i586-p.exe e espere até ele entrar no wizard de instalação.icone.png
  2. Aceite os próximos dois passos clicando em Next. Após um tempo, o instalador pedirá para escolher em que diretório instalar o SDK. Pode ser onde ele já oferece como padrão. Anote qual foi o diretório escolhido, vamos utilizar esse caminho mais adiante. A cópia de arquivos iniciará:processo-instalacao.png
  3. O instalador instalará também o JavaFX 2. Após isso, você será direcionado à uma página onde você pode, opcionalmente, criar uma conta na Oracle para registrar sua instalação.

Configurando o ambiente

Precisamos configurar algumas variáveis de ambiente após a instalação, para que o compilador seja acessível via linha de comando. Caso você vá utilizar diretamente o Eclipse, provavelmente não será necessário realizar esses passos.
  1. Clique com o botão direito em cima do ícone Computador e selecione a opção Propriedades.
  2. Escolha a aba "Configurações Avançadas de Sistema" e depois clique no botão "Variáveis de Ambiente"variables.png
  3. Nesta tela, você verá, na parte de cima, as variáveis de ambiente do usuário corrente e, embaixo, as variáveis de ambiente do computador (servem para todos os usuários). Clique no botão Novo... da parte de baixo.
  4. Em Nome da Variável digite JAVA_HOME e, em valor da variável, digite o caminho que você utilizou na instalação do Java. Provavelmente será algo como: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_03:newvariable.pngClique em Ok.
  5. Não vamos criar outra variável, mas sim alterar. Para isso, procure a variável PATH, ou Path (dá no mesmo), e clique no botão de baixo "Editar".edit.png
  6. Não altere o nome da variável! Deixe como está e adicione no final do valor ;%JAVA_HOME%\bin, não esqueça do ponto-e-vírgula - assim, você está adicionando mais um caminho à sua variável Path.editpath.png
  7. Abra o prompt, indo em Iniciar, Executar e digite cmd.
  8. No console, digite javac -version. O comando deve mostrar a versão do Java Compiler e algumas opções.javac.png

Você pode seguir para a instalação do Eclipse, conforme visto no seu capítulo, ou utilizar um editor de texto simples como o bloco de notas para os primeiros capítulos de apostila.

Qualquer dúvida, não hesite de postá-la no Grupo de Usuários Java:

http://www.guj.com.br.