Capítulo 21

Apêndice - Instalação do Java

"Quem pouco pensa, engana-se muito." -- Leonardo da Vinci

Como vimos antes, a VM é apenas uma especificação e devemos baixar uma implementação. Há muitas empresas que implementam uma VM, como a própria Oracle, a IBM, a Apache e outros.

A da Oracle é a mais usada e possui versões para Windows, Linux e Solaris. Você pode baixar o SDK acessando:

http://www.oracle.com/technetwork/java/

Nesta página da Oracle, você deve escolher o Java SE, dentro dos top downloads. Depois, escolha o JDK e seu sistema operacional.

21.1 Instalando no Ubuntu e em outros Linux

Cada distribuição Linux tem sua própria forma de instalação. Algumas já trazem o Java junto, outras possibilitam que você instale pelos repositórios oficiais e em alguns casos você precisa baixar direto da Oracle e configurar tudo manualmente.

No Ubuntu, a distribuição usada na Caelum, a instalação é bastante simples. Basta ir no terminal e digitar:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer

Caso prefira utilizar o openjdk, a distribuição opensource, basta fazer

sudo apt-get install openjdk-7-jdk

Por enquanto ele possui apenas a versão 7. No linux fedora, você faria com su -c "yum install java-1.7.0-openjdk".

Se você já tiver outras versões instaladas no seu Ubuntu, pode utilizar sudo update-alternatives --config java para escolher entre elas.

Uma instalação mais braçal, sem usar repositório , pode ser feita baixando o instalador no próprio site da Oracle. É um tar.gz que possui um .bin que deve ser executado. Depois, é necessário apontar JAVA_HOME para esse diretório e adicionar JAVA_HOME/bin no seu PATH.

Agora é a melhor hora de respirar mais tecnologia!

Se você está gostando dessa apostila, certamente vai aproveitar os cursos online que lançamos na plataforma Alura. Você estuda a qualquer momento com a qualidade Caelum. Programação, Mobile, Design, Infra, Front-End e Business! Ex-aluno da Caelum tem 15% de desconto, siga o link!

Conheça a Alura Cursos Online.

21.2 No Mac OS X

O Mac OS X já traz o Java instalado junto com o sistema operacional até a versão 10.6. As versões mais novas, do Lion em diante, o instalador do Mac vai perguntar se você deseja baixá-lo quando for rodar sua primeira aplicação Java, como o Eclipse.

A versão para o Java 8 pode ser baixada no mesmo site:

http://www.oracle.com/technetwork/java/

21.3 Instalação do JDK em ambiente Windows

Para instalar o JDK no Windows, primeiro baixe-o no site da Oracle. É um simples arquivo executável que contém o Wizard de instalação:

http://www.oracle.com/technetwork/java/

Instalação

Configurando o ambiente

Precisamos configurar algumas variáveis de ambiente após a instalação, para que o compilador seja acessível via linha de comando. Caso você vá utilizar diretamente o Eclipse, provavelmente não será necessário realizar esses passos.

Clique em Ok.

Você pode seguir para a instalação do Eclipse, conforme visto no seu capítulo, ou utilizar um editor de texto simples como o bloco de notas para os primeiros capítulos de apostila.

Qualquer dúvida, não hesite de postá-la no Grupo de Usuários Java:

http://www.guj.com.br.