Capítulo 1

Como Aprender Java

"Busco um instante feliz que justifique minha existência" -- Fiodór Dostoiévski

1.1 O que é realmente importante?

Muitos livros, ao passar dos capítulos, mencionam todos os detalhes da linguagem juntamente com seus princípios básicos. Isso acaba criando muita confusão, em especial porque o estudante não consegue distinguir exatamente o que é primordial aprender no início, daquilo que pode ser estudado mais adiante.

Se uma classe abstrata deve ou não ter ao menos um método abstrato, se o if só aceita argumentos booleanos e todos os detalhes sobre classes internas, realmente não devem se tornar preocupações para aquele cujo objetivo primário é aprender Java. Esse tipo de informação será adquirida com o tempo, e não é necessário no início.

Neste curso, separamos essas informações em quadros especiais, já que são informações extras. Ou então, apenas citamos num exercício e deixamos para o leitor procurar informações se for de seu interesse.

Por fim, falta mencionar algo sobre a prática, que deve ser tratada seriamente: todos os exercícios são muito importantes e os desafios podem ser feitos quando o curso terminar. De qualquer maneira recomendamos aos alunos estudarem em casa, e praticarem bastante código e variações.

O curso

Para aqueles que estão fazendo o curso Java e Orientação a Objetos, recomendamos estudarem em casa aquilo que foi visto durante a aula, tentando resolver os exercícios opcionais e os desafios apresentados.

Seus livros de tecnologia parecem do século passado?

Conheça a Casa do Código, uma nova editora, com autores de destaque no mercado, foco em ebooks (PDF, epub, mobi), preços imbatíveis e assuntos atuais.
Com a curadoria da Caelum e excelentes autores, é uma abordagem diferente para livros de tecnologia no Brasil.

Casa do Código, Livros de Tecnologia.

1.2 Sobre os exercícios

Os exercícios do curso variam de práticos até pesquisas na Internet, ou mesmo consultas sobre assuntos avançados em determinados tópicos para incitar a curiosidade do aprendiz na tecnologia.

Existem também, em determinados capítulos, uma série de desafios. Eles focam mais no problema computacional que na linguagem, porém são uma excelente forma de treinar a sintaxe e, principalmente, familiarizar o aluno com a biblioteca padrão Java, além de proporcionar um ganho na velocidade de desenvolvimento.

1.3 Tirando dúvidas e indo além

Para tirar dúvidas dos exercícios, ou de Java em geral, recomendamos o fórum do GUJ (http://www.guj.com.br/), onde sua dúvida será respondida prontamente. O GUJ foi fundado por desenvolvedores da Caelum, e hoje conta com mais de um milhão de mensagens.

Fora isso, sinta-se à vontade para entrar em contato com seu instrutor para tirar todas as dúvidas que surgirem durante o curso.

Se o que você está buscando são livros de apoio, sugerimos conhecer a editora Casa do Código:

http://www.casadocodigo.com.br

A Caelum fornece muitos outros cursos Java, com destaque para o FJ-21 que traz a aplicação do Java na web.

http://www.caelum.com.br/

Há também cursos online que vão te ajudar a ir além, com muita interação com os instrutores, a Alura:

http://www.alura.com.br/