Capítulo 1

Enfrentando o Java na Web

"Todo homem tem algumas lembranças que ele não conta a todo mundo, mas apenas a seus amigos. Ele tem outras lembranças que ele não revelaria nem mesmo para seus amigos, mas apenas para ele mesmo, e faz isso em segredo. Mas ainda há outras lembranças que o homem tem medo de contar até a ele mesmo, e todo homem decente tem um considerável número dessas coisas guardadas bem no fundo. Alguém até poderia dizer que, quanto mais decente é o homem, maior o número dessas coisas em sua mente."

Como fazer a plataforma Java e a Web trabalharem juntas?

1.1 - O grande mercado do Java na Web

Certamente o mercado com mais oportunidades em que o Java está presente é o de Web. Não é por acaso sua popularidade: criar um projeto com Java dá muita liberdade, evitando cair no vendor lock-in. Em outras palavras, sua empresa fica independente do fabricante de vários softwares: do servlet container, do banco de dados e até da própria fabricante da sua Virtual Machine! Além disso, podemos fazer todo o desenvolvimento em um sistema operacional e fazer o deploy (implantação) em outro.

Apesar de tanta popularidade no ambiente Web, o desenvolvimento com Java não é trivial: é necessário conhecer com certa profundidade as APIs de servlets e de JSP, mesmo que sua equipe venha utilizar frameworks como Struts, VRaptor ou JSF. Conceitos de HTTP, session e cookies também são mandatórios para poder enxergar gargalos e problemas que sua aplicação enfrentará.

Esse curso aborda desde o banco de dados, até o uso de frameworks MVC para desacoplar o seu código. Ao final do curso, ainda veremos o Spring MVC e o Hibernate, duas das ferramentas mais populares entre os requisitos nas muitas vagas de emprego para desenvolvedor Web.

Por fim, falta mencionar sobre a prática, que deve ser tratada seriamente: todos os exercícios são muito importantes e os desafios podem ser feitos quando o curso acabar. De qualquer maneira, recomendamos aos alunos estudar em casa, principalmente àqueles que fazem os cursos intensivos.

Como estudaremos várias tecnologias e ambientes, é comum esbarrarmos em algum erro que se torne um impeditivo para prosseguir nos exercícios, portanto não desanime.

Lembre-se de usar o fórum do GUJ (http://www.guj.com.br/), onde sua dúvida será respondida prontamente. Você também pode entrar em contato com seu instrutor para tirar dúvidas durante todo o seu curso.

1.2 - Livros e sites interessantes

É possível aprender muitos dos detalhes e pontos não cobertos no treinamento em tutoriais na Internet em portais como o GUJ, em blogs e em muitos sites especializados.

http://www.guj.com.br/

A editora Casa do Código possui livros de Java, como de Android, JSF e JPA, e vende e-books a preços bastante justos:

http://www.CasaDoCodigo.com.br/

Não deixe de conhecer os outros cursos da Caelum, inclusive os novos cursos online, onde você pode começar a estudar agora mesmo.

http://www.caelum.com.br/online/

Agora é a melhor hora de aprender algo novo

Se você gosta de estudar essa apostila aberta da Caelum, certamente vai gostar dos cursos online que lançamos na plataforma Alura. Você estuda a qualquer momento com a qualidade Caelum.

Conheça a Alura.