Capítulo 1

Agilidade na Web

"Não são os milagres que inclinam o realista para a fé. O verdadeiro realista, caso não creia, sempre encontrará em si força e capacidade para não acreditar no milagre, e se o milagre se apresenta diante dele como fato irrefutável, é mais fácil ele descrer de seus sentidos que admitir o fato"

1.1 - A agilidade

Quais são os problemas mais frequentes no desenvolvimento web? Seriam os problemas com AJAX? Escrever SQL? Tempo demais para gerar os CRUDs básicos?

Com tudo isso em mente, David Heinemeier Hansson, trabalhando na 37Signals, começou a procurar uma linguagem de programação que pudesse utilizar para desenvolver os projetos de sua empresa. Mais ainda, criou um framework web para essa linguagem, que permitiria a ele escrever uma aplicação web de maneira simples e elegante.

Em junho de 2013 foi lançada a versão final do Rails 4 e a Caelum ministra turmas com o material atualizado para esta versão desde então.

O que possibilita toda essa simplicidade do Rails são os recursos poderosos que Ruby oferece e que deram toda a simplicidade ao Rails. Esses recursos proporcionados pela linguagem Ruby são fundamentais de serem compreendidos por todos que desejam se tornar bons desenvolvedores Rails e por isso o começo desse curso foca bastante em apresentar as características da linguagem e seus diferenciais.

Um exemplo clássico da importância de conhecer mais a fundo a linguagem Ruby está em desvendar a "magia negra" por trás do Rails. Conceitos como metaprogramação, onde código é criado dinamicamente, são essenciais para o entendimento de qualquer sistema desenvolvido em Rails. É a meta programação que permite, por exemplo, que tenhamos classes extremamente enxutas e que garante o relacionamento entre as tabelas do banco de dados com nossas classes de modelo sem a necessidade de nenhuma linha de código, apenas usando de convenções.

Esse curso apresenta ainda os conceitos de programação funcional, uso de blocos, duck typing, enfim, tudo o que é necessário para a formação da base de conceitos que serão utilizados ao longo do curso e da vida como um desenvolvedor Rails.

1.2 - A comunidade Rails

A comunidade Rails é hoje uma das mais ativas e unidas do Brasil. Cerca de 10 eventos acontecem anualmente com o único propósito de difundir conhecimento e unir os desenvolvedores. Um exemplo dessa força é o Ruby Conf, maior evento de Ruby da America Latina, com presença dos maiores nomes nacionais e internacionais de Ruby on Rails, e a presença de uma track dedicada ao Ruby na QCon São Paulo.

Além dos eventos, diversos blogs sobre Rails tem ajudado diversos programadores a desvendar esse novo universo:

A Caelum aposta no Rails desde 2007, quando criamos o primeiro curso a respeito. E o ano de 2009 marcou o Ruby on Rails no Brasil, ano em que ele foi adotado por diversas empresas grandes e até mesmo órgãos do governo, como mencionado num post em nosso blog no começo do mesmo ano:

http://blog.caelum.com.br/2009/01/19/2009-ano-do-ruby-on-rails-no-brasil/

Agora é a melhor hora de aprender algo novo

Se você gosta de estudar essa apostila aberta da Caelum, certamente vai gostar dos cursos online que lançamos na plataforma Alura. Você estuda a qualquer momento com a qualidade Caelum.

Conheça a Alura.

1.3 - Bibliografia

1.4 - Tirando dúvidas

Para tirar dúvidas dos exercícios, ou de Ruby e Rails em geral, recomendamos se inscrever na lista do GURU-SP (http://groups.google.com/group/ruby-sp), onde sua dúvida será respondida prontamente.

Também recomendamos duas outras listas:

Fora isso, sinta-se à vontade para entrar em contato com seu instrutor e tirar todas as dúvidas que tiver durante o curso.

O fórum do GUJ.com.br, conceituado em java, possui também um subfórum de Rails:

http://www.guj.com.br/

1.5 - Para onde ir depois?

Além de fazer nossos cursos de Rails, você deve participar ativamente da comunidade. Ela é muito viva e ativa, e as novidades aparecem rapidamente. Se você ainda não tinha hábito de participar de fóruns, listas e blogs, essa é uma grande oportunidade.

Há ainda a possibilidade de participar de projetos opensource, e de você criar gems e plugins pro Rails que sejam úteis a toda comunidade.

Você pode também fazer o curso RR-71 dessa apostila na Caelum

Querendo aprender ainda mais sobre a linguagem Ruby e o framework Ruby on Rails? Esclarecer dúvidas dos exercícios? Ouvir explicações detalhadas com um instrutor?
A Caelum oferece o curso RR-71 presencial nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de turmas incompany.

Consulte as vantagens do curso Desenv. Ágil para Web com Ruby on Rails.