Capítulo 1

O curso

"Dizem que os homens nunca se contentam e, quando se lhes dá alguma coisa, pedem sempre um pouco mais. Dizem ainda que essa é uma das melhores qualidades da espécie e que foi ela que tornou o homem superior aos animais, que se contentam com o que têm."

1.1 - Objetivo do curso

Uma das grandes vantagens de utilizar a plataforma Java é a quantidade de opções: são centenas de frameworks opensource de qualidade que podemos escolher para desenvolver um projeto. Mas qual deles escolher?

Depois da escolha dos frameworks ainda temos um outro problema: fazer com que eles trabalhem juntos de maneira coesa. Para isso é necessário conhecer as boas práticas e tratar muito bem do ciclo de vida dos objetos "caros", como threads, conexões, seções e arquivos. Um erro no gerenciamento desses objetos pode ser fatal para a performance e escalabilidade do seu sistema.

Nesse curso, além de estudarmos frameworks para o desenvolvimento web, é necessário ficar atento para a importância de como vamos fazê-los trabalhar junto. Essa costura pode ser aplicada em diversos outros casos, mesmo com outros frameworks, e é baseada essencialmente no bom isolamento de classes, usando inversão de controle e injeção de dependências, assunto que será tratado recorrentemente durante o curso.

1.2 - Sobre o curso: Hibernate, VRaptor, JSP e AJAX

Um dos frameworks que é encontrado na grande maioria dos projetos atualmente é o Hibernate, que será utilizado nesse curso para persistência. Veremos mais do que o simples gerenciamento de estado e de queries, pois será praticado como tratar de maneira correta a Session e a Transaction envolvida.

O VRaptor, iniciativa brasileira para Controller MVC, é utilizado para facilitar o desenvolvimento web, evitando o contato com as classes pouco amigáveis do javax.servlet, deixando o código legível e desacoplado, ideal para testes.

Java Server Pages é utilizado como camada View, mostrando as principais tags e problemas enfrentados. Juntamente com o VRaptor, o framework javascript JQuery será utilizado para nossas requisições AJAX consumindo dados no formato JSON.

Agora é a melhor hora de aprender algo novo

Se você gosta de estudar essa apostila aberta da Caelum, certamente vai gostar dos cursos online que lançamos na plataforma Alura. Você estuda a qualquer momento com a qualidade Caelum.

Conheça a Alura.

1.3 - Onde posso aprender mais do VRaptor?

Você pode encontrar uma vasta documentação em português no site do VRaptor: http://www.vraptor.com.br/

O fórum do GUJ também é uma excelente fonte de informação, e abriga o fórum oficial do VRaptor: http://www.guj.com.br/