Formação Ágil

Curso Gerenciamento ágil de projetos de Software com Scrum

Sobre o curso PM-83

O gerenciamento ágil de projetos é uma tendência mundial que cresce ano a ano desde o lançamento do Manifesto Ágil. Dentre os processo ágeis existentes, o Scrum é um dos com maior destaque.

O PM-83 é o curso da Caelum de gerenciamento de projetos ágeis com Scrum. É baseado nas experiências da Caelum com anos de desenvolvimento ágil e com cursos de Scrum. É bastante voltado à realidade do mercado brasileiro que, cada vez mais, tem descoberto as vantagens do Scrum nos seus projetos.

Durante as 20 horas do treinamento, apresentaremos o Scrum em detalhes. São discutidos os papéis do ScrumMaster, do Product Owner e do time de desenvolvimento; abordamos com detalhes as reuniões e artefatos do Scrum, como o product backlog, os sprints, o planning meeting e outros. Além disso, utilizamos os conceituados Lean Lego Game e Scrum Lego Game em exercícios práticos.

É um curso inovador em sua metodologia e carregado de experiências reais da Caelum.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Ter participado no desenvolvimento de um projeto, não necessariamente em cargo de gerência.

20horas aula

A opinião de quem fez

O curso vale o investimento por dois motivos: Curso prático, troca de conhecimento com participantes e palestrantes.

Marco Antônio Bruno da Silva

Há 40 dias iniciamos Scrum na agência. Vim em busca de conhecer de perto, para afinar a comunicação com o meu time. Estou feliz em atingir os meus objetivos. Agradeço a Suelen, parabenizando-a pela dedicação e competência

Gerciane Pires Barbosa Barconi

Gostei muito do treinamento e me fez ver a gestão de projetos por um outro ponto de vista. Recomendo a todos que desejam organizar e aplicar metodologias ágeis em seus projetos de T.I, que cursem os treinamentos oferecidos pela Caelum!

Júlio Cesar Januário da Costa

Próximas turmas

DataPeríodoCidadeComentário
27/10 a 31/10Noturno (19h às 23h)São Paulo Desconto especial!
17/11 a 21/11Noturno (19h às 23h)São Paulo
10/01 a 24/01Sábado (9h às 17h)São Paulo
12/01 a 14/01Integral (9h às 17h)São Paulo
02/03 a 06/03Noturno (18h às 22h)Rio de Janeiro - Centro Inscrições abertas.

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Dúvidas, reservas ou um papo com um instrutor?

Conteúdo detalhado

Visão geral de agilidade

  1. O que é agilidade
  2. O que ligamos com agilidade
  3. Sobre o curso
  4. Bibliografia

Rumo à agilidade

  1. De onde viemos: Waterfall
  2. Dinâmica: comunicação indireta
  3. De onde viemos: RUP

O que é agilidade

  1. Agilidade e o Manifesto Ágil
  2. O que é um projeto de sucesso?
  3. Vantagens da agilidade
  4. Mitos e verdades
  5. Overview de Scrum

Agilidade com Lean

  1. O Lean
  2. Exercício: Lean Lego Game
  3. Sobre Lean: o método Toyota
  4. Push vs. Pull Systems
  5. Kanban
  6. Systems Thinking
  7. Work Cells
  8. Kaizen

O framework Scrum

  1. História do Scrum: adaptando Lean ao desenvolvimento de software
  2. Artefatos
  3. Iteratividade
  4. Interações
  5. Gerência de time auto-gerenciável?

Time-Boxes

  1. Sprint
  2. Duração de um Sprint
  3. Quando sobra ou falta tempo no Sprint
  4. Planning meeting
  5. Review meeting
  6. Definição de pronto
  7. Na prática: Demora no feedback
  8. Retrospectiva
  9. Daily scrum

Artefatos do Scrum

  1. Product Backlog
  2. Histórias e tarefas
  3. Exercício prático: criação de histórias
  4. Priorizando bem um Product Backlog
  5. Na prática: mudando o product backlog a qualquer instante
  6. Sprint Backlog
  7. Sprint Burndown
  8. Alternativas aos artefatos

As pessoas no Scrum

  1. O Time
  2. Não há culpados
  3. Eles são pessoas!
  4. Time auto-gerenciado e os papéis
  5. Product Owner
  6. O P.O. é parte do time?
  7. O dia-a-dia do Product Owner
  8. Problemas e impedimentos
  9. Scrum Master
  10. O dia-a-dia do Scrum Master
  11. Desenvolvedores
  12. O dia-a-dia dos desenvolvedores
  13. Gerência de projetos

Praticando Scrum

  1. Scrum Lego Game

Scrum no mundo real

  1. Migração: medos e questões
  2. Problemas clássicos de cada papel
  3. Penalidades lúdicas
  4. Quando adaptar?
  5. Consultoria em desenvolvimento com scrum
  6. Discussão em sala: quais problemas você já enxerga na adoção para seu time?

eXtreme Programming

  1. Valores
  2. Práticas
  3. Ferramental
  4. Mais métricas

O que vem a seguir?

  1. Leituras e pessoas
  2. Certificações


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.