Curso Design de interação, Experiência do Usuário e Usabilidade

Sobre o curso WD-41

Interfaces são o principal canal de comunicação entre o software e o usuário. Uma interface não bem planejada pode comprometer o sucesso de um projeto. Usuários querem uma experiência de uso que seja agradável e simples, que não precise ler manuais ou instruções para completar alguma tarefa, nem muito menos ligar para o suporte para tirar dúvidas. E, além disso, o sistema precisa atender as suas necessidades!

O Design de Interação é um dos elementos da Experiência do Usuário (frequentemente abreviado como UX ou UE, de User Experience), um campo relativamente novo, principalmente no mercado brasileiro, mas que está cada vez mais ganhando importância no desenvolvimento de produtos de software, gerando uma demanda no mercado por esse tipo de profissional. O Design de interação determina o comportamento do sistema em resposta às ações dos usuários, definindo como o usuário interage com as funcionalidades do sistema, fundamentando-se nos princípios da usabilidade e do design centrado no usuário.

Nesse curso prático, de 20h, mostraremos como desenvolver sistemas que alinham as necessidades dos usuários aos objetivos do seu negócio, e que proporcionam uma experiência agradável a quem os usa. E mais:

  • Importância das pesquisas de usuário para entender seu público-alvo, quais tipos e quando usá-las;
  • Importância dos testes de usabilidade utilizando protótipos de baixa ou alta-fidelidade ;
  • Definição de Personas que ajudam a conduzir o design;
  • Criação de cenários de uso para identificar e priorizar requisitos;
  • Aplicação de cenários, padrões e princípios de design para definir a melhor estrutura de interface e interações;
  • Elaboração de wireframes;
  • Integração de UX em ambientes de desenvolvimento ágil.

Para quem é esse curso: Designers, desenvolvedores, gerentes de produtos, analistas de especificação, ou qualquer outra pessoa que entenda a importância da experiência do usuário no processo de desenvolvimento de produtos de software.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Noções de design, necessidades do usuário e levantamento de requisitos.

20horas aula

A opinião de quem fez

A Caelum é uma empresa de confiança e respeito, posso dizer que indico e volto para realizar, outro treinamento. Instrutores altamente capacitados e preparados.

Elias Frederique de Nelo Fernandes em 22/03/2013

A Caelum é uma empresa de confiança e respeito, posso dizer que indico e volto para realizar outro treinamento. Instrutores altamente capacitados e preparados.

Elias Frederique de Nelo Fernandes em 22/03/2013

O treinamento WD-41 me ajudou a derrubar barreiras com relação à metodologia de implementação de nossas aplicações.

Rodrigo Alineri de Araujo, na Caelum RJ em 22/02/2013

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Conteúdo detalhado

Experiência do Usuário

  1. O que é Experiência do Usuário?
  2. ISO 9241-210
  3. A Evolução da Experiência do Usuário
  4. Para saber mais: O Caso ClearRX
  5. Elementos da Experiência do Usuário
  6. Planos da Experiência do Usuário

Design de Interação

  1. Quatro Abordagens para Design de Interação
  2. Design Centrado no Usuário

Construindo Produtos de Software de Sucesso

  1. O triângulo de ouro
  2. Visão Geral do Projeto: Loja virtual para a marca Mirror Fashion

Pesquisa de Design

  1. Onde Buscar Informações?
  2. Métodos e Propósitos
  3. Entrevistas
  4. Card Sorting
  5. Teste A/B
  6. Recrutamento
  7. Destilando a Pesquisa
  8. Exercício: Pesquisa e Primeiro Desenho

Personas

  1. Benefícios
  2. A importância dos objetivos
  3. Criando Personas
  4. Discussão: As narrativas são realmente necessárias?
  5. Exercício: Criando Personas

Modelando e Identificando Requisitos

  1. Modelo Mental
  2. Cenários
  3. Exercício: Criação de Cenário
  4. Análise de Tarefas
  5. Exercício: Análise de Tarefas
  6. Fluxo de Tarefas
  7. Sintetizando os Requisitos de Design
  8. Exercício: Identificando Requisitos de Dados e de Funcionalidades

Padrões e Princípios do Design de Interação

  1. As dez heurísticas de Nielsen
  2. Outros princípios para implementar interfaces eficazes
  3. Padrões de Design de Interação
  4. Padrões de Interação Comportamentais
  5. Exercício: Análise de página

Dos Requisitos ao Design

  1. Estrutura Geral
  2. Exercício: Estrutura Geral
  3. Refinando o Design
  4. Exercício: Criando o Wireframe
  5. Protótipos

Design Visual

  1. O princípio C.R.A.P
  2. Especificação do Design

Testes de Usabilidade

  1. O que é medido?
  2. Envolvidos
  3. Preparação prévia
  4. Exemplo: script para Teste de Usabilidade
  5. Exercício: Teste de Usabilidade
  6. Exemplo: Termo de Permissão de Gravação

UX e os Métodos Ágeis

  1. O Manifesto Ágil
  2. Metodologia Ágil - Scrum
  3. Encaixando os Processos de UX no Scrum
  4. Para saber mais
  5. Descoberta do Produto x Execução do Produto


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.