Curso Desenvolvimento móvel com iOS

  • Linguagem Objective-C e sua sintaxe na prática;
  • Nova linguagem Swift;
  • Uso da IDE XCode com produtividade;
  • Layouts e componentes do iOS;
  • Padrões de navegação de telas;
  • Manipulação de dados em memória, em arquivos e no SQLite com Core Data;
  • Uso de Mapas e GPS;
  • Integração com telefone, e-mail, câmera, gestos e mais;
  • Atualizado para iOS 8;
  • Construa aplicações para iOS com qualidade.

Sobre o curso IP-67

O objetivo desse curso é torná-lo apto a desenvolver aplicativos para iOS, o sistema operacional usado pela Apple nos dispositivos móveis como o iPhone, iPad e iPod Touch. Com o conhecimento adquirido durante essas 40 horas de estudo, você será capaz de criar aplicações com a mesma aparência dos aplicativos nativos que já vêm instalados nesses aparelhos.

O foco é criar uma aplicação que faz uso de muitos componentes visuais, armazenamento de dados, passando por dicas de Xcode que é o IDE oficial da Apple para desenvolvimento. Ao final do curso, você irá compreender os principais fundamentos da linguagem Objective-C, utilizada pelos frameworks de desenvolvimento para iOS bem como também verá a criação de telas com Swift, a nova linguagem de programação da Apple, integrando-as em um projeto com Objective-C.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Experiência em programação com alguma linguagem de programação como Java, Ruby, C#, C ou C++.

40 horas aula

A opinião de quem fez

A didática e conhecimento do instrutor é sensacional! Foram 2 semanas extremamente produtivas.

Reinaldo Lopes

Excelente didática do curso. Não pensei que pudesse aprender tanto conteúdo em tão pouco tempo e com uma qualidade fantástica. Parabéns!

Victor Augusto Mendonça Sorroche

O curso de IOS já me deu base sólida para desenvolver aplicações e estudar processos avançados. O conteúdo do curso é bem sólido e não deixa nada a desejar.

Leonardo Ferreira Miguel

Próximas turmas

Data Período Cidade Comentário
11/05 a 15/05 Integral (9h às 17h) São Paulo CORRA! Brindes especial para as 5 primeiras matriculas.
16/05 a 13/06 Sábado (9h às 17h) São Paulo
18/05 a 29/05 Noturno (19h às 23h) São Paulo
29/06 a 10/07 Noturno (18h às 22h) Rio de Janeiro Bairro: Centro. Inscrições abertas!

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Conteúdo detalhado

Introdução

  1. iPhone, iPad e o iOS
  2. Boas práticas de design no iOS

Sua primeira aplicação

  1. Conhecendo o Xcode: o ambiente de desenvolvimento da Apple
  2. Criando um novo projeto
  3. Exercício - Criando novo projeto no Xcode
  4. Primeira Aplicação para iOS
  5. Exercício - O simulador do Xcode

Começando com Objective-C

  1. História e objetivos da linguagem
  2. Estrutura de arquivos do Objective-C e controle de acesso
  3. Objetos e a troca de mensagens
  4. Uma linguagem dinâmica, orientada a objetos e suas características básicas
  5. Exercício - Adicionando comportamentos, NSLog e o console do Xcode

Aplicação de Contatos

  1. Motivação: Aplicação inspirada pelo aplicativo nativo Contacts.
  2. Obtendo dados do usuário usando um formulário
  3. Exercício - Criando a tela do formulário
  4. Criando um contato a partir dos dados do formulário
  5. Exercício - Dados do formulário

Criando código de fácil manutenção: suas próprias classes

  1. Classes e Objetos: compreendendo melhor os arquivos .h e .m
  2. Exercício - Criação da classe Contato
  3. Instanciando objetos
  4. Propriedades e o gerenciamento de memória
  5. Instanciando e usando objetos
  6. Exercício - Criando um Contato a partir de um formulário

Armazenando registros na memória: NSMutableArray

  1. Armazenando objetos em instâncias de NSMutableArray
  2. Armazenando contatos na memória
  3. Customizando a inicialização de objetos: o método init
  4. Boas práticas de Orientação a Objetos: dividindo responsabilidades
  5. Exercício - Armazenando contatos com NSMutableArray

Um componente para listar registros: UITableViewController

  1. View Controllers são apenas classes Objective-C
  2. Exercício - Um UITableViewController como tela principal da aplicação

Navegando entre telas de forma intuitiva

  1. Objective-C, uma linguagem dinâmica: buscando métodos em tempo de execução
  2. Exercício - Configurando um UINavigationBar
  3. Navigation Controller e transições animadas
  4. Exercício - Exibindo o formulário a partir da listagem
  5. Boas práticas de Orientação a Objetos: dividindo responsabilidades
  6. Exercício - usando um UIBarButtonItem para armazenar um contato

Apresentando dados da mesma forma que as aplicações nativas: UITableView

  1. UITableViewController: um view controller para listar registros
  2. Exercício - Listando contatos

Usando o modo de edição nativo do UITableView

  1. Precisa editar uma view? Use o padrão do iOS!
  2. A fonte de dados de uma tabela: o UITableViewDataSource
  3. Excluíndo um registro da tabela
  4. Exercício - Removendo um contato

Selecionando registros em um UITableView: editando os dados de um contato

  1. Selecionando um registro da tabela
  2. Exercício - recuperando registro selecionado em um UITableView
  3. Exibindo um formulário já preenchido
  4. Exercícios - passando um contato para o formulário
  5. Escolhendo a ação de um botão no formulário
  6. Exercícios - Botão específico para a ação de editar

Entendendo delegation e implementando o padrão com protocolos

  1. Delegate: um padrão usado por todo o iOS
  2. Exercício - criando um delegate
  3. Destacando uma linha na tabela via seleção
  4. Exercício - selecionando uma linha na tabela programaticamente

Usando reconhecimento de gestos. Integração com telefone, e-mail, mapas e mais

  1. O evento long press: para sua aplicação se comportar como as nativas
  2. Exercício - Gerenciando o evento de longPress e utilizando o UIActionSheet
  3. Utilizando URIs para integração com outros aplicativos
  4. Frameworks: adicionando mais comportamentos nativos a um aplicativo
  5. Exercício - OpenURL e o framework MessageUI

Tirando proveito do hardware: interagindo com a câmera

  1. Usando a biblioteca de imagens nativa do dispositivo
  2. Exercício - selecionando uma imagem da biblioteca
  3. Armazenando objetos do tipo imagem
  4. Exercício - Armazenando a imagem do contato
  5. UIActionSheet: uma forma nativa de selecionar uma ação
  6. Acessando a câmera do dispositivo
  7. Exercício (opcional): Escolhendo entre câmera ou biblioteca

Visualizando o mapa e apresentando mais de uma tela

  1. Criando uma tela com o elemento MKMapView
  2. Exercício - Criando outra view e adicionando o Mapa
  3. Mostrando várias telas com o elemento UITabBarController
  4. Exercício - Criando um UITabBarController e exibindo mais de uma tela
  5. Alterando os ícones de uma UITabBarController
  6. Carregando uma imagem do projeto para a aplicação
  7. Exercicio: Adicionando botões na UITabBar
  8. Mostrando a localização atual do usuário
  9. Simulando uma localização com o XCode
  10. Exercicio: Localizando o usuário e arquivo GPX

Buscando a localização geografica do usuário

  1. Gerenciando dependências com CocoaPods
  2. Instalando TPKeyboardAvoiding
  3. Melhorando nosso formulário com TPKeyboardAvoidingScrollView
  4. Exercício: Utilizando CocoaPods e TPKeyboardAvoiding
  5. Buscando as coordenadas do usuário a partir do seu endereço
  6. Blocos, uma funcionalidade interessante da linguagem
  7. Exercicio: Fazendo geocode do endereço do usuário
  8. Melhorando a usabilidade do usuário com UIActivityIndicatorView
  9. Exercício: Adicionando um spinner ao efetuar o geocode
  10. Visualizando os contatos no mapa
  11. Qual o melhor momento para adicionar os contatos no mapa?
  12. Exercicios: Mostrando os contatos no mapa
  13. Customizando e adicionando comportamento ao pino
  14. Exercicio: Customizando a aparência do mapa

Trabalhando com banco de dados utilizando o Core Data

  1. Banco de dados, o SQLite
  2. Mapeamento Objeto Relacional
  3. Utilizando o Data Modeler
  4. Exercício - Criando o modelo de contato, utilizando o Data Modeler
  5. Entendendo como obter o contexto do Core Data
  6. Exercício - isolando os métodos de CoreData no Dao
  7. Inserindo contatos no banco de dados
  8. Trabalhando corretamente com a classe NSManagedObject
  9. Exercício - Contatos como NSManagedObject
  10. Armazenando configurações com NSUserDefaults
  11. Exercícios - Carregando informações para o banco apenas uma vez com NSUserDefaults
  12. Buscando dados com NSFetchRequest
  13. Exercícios - Listando contatos com NSFetchRequest
  14. Exercícios - Migrando a aplicação para o Core Data

Apêndice A: Disponibilizando seu aplicativo na Apple App Store

  1. App Store: a plataforma oficial de distribuição de aplicações da Apple
  2. Burocracias e dificuldades para testar sua aplicação em um dispositivo
  3. Sobre os guidelines da Apple para desenvolvimento de aplicações iOS

Utilizando Swift em nossa aplicação

  1. Ambiente de aprendizado
  2. Swift em projeto Objective-C
  3. Sintaxe do Swift
  4. Inicializando as propriedades
  5. Exercícios: Primeira tela com Swift
  6. Migrando o código da Localização e adicionando os contatos no Mapa
  7. Exercícios: Migrando código de localização atual e mostrando no mapa
  8. Customizando o MKPinAnnotationView com Swift
  9. Customizando o MKPinAnnotationView no Swift


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.