Curso Desenvolvimento móvel com iOS

Conteúdo detalhado
  • Linguagem Objective-C e sua sintaxe na prática;
  • Nova linguagem Swift;
  • Uso da IDE XCode com produtividade;
  • Layouts e componentes do iOS;
  • Padrões de navegação de telas;
  • Manipulação de dados em memória, em arquivos e no SQLite com Core Data;
  • Uso de Mapas e GPS;
  • Integração com telefone, e-mail, câmera, gestos e mais;
  • Atualizado para iOS 8;
  • Construa aplicações para iOS com qualidade.

Sobre o curso IP-67

O objetivo desse curso é torná-lo apto a desenvolver aplicativos para iOS, o sistema operacional usado pela Apple nos dispositivos móveis como o iPhone, iPad e iPod Touch. Com o conhecimento adquirido durante essas 40 horas de estudo, você será capaz de criar aplicações com a mesma aparência dos aplicativos nativos que já vêm instalados nesses aparelhos.

O foco é criar uma aplicação que faz uso de muitos componentes visuais, armazenamento de dados, passando por dicas de Xcode que é o IDE oficial da Apple para desenvolvimento. Ao final do curso, você irá compreender os principais fundamentos da linguagem Objective-C, utilizada pelos frameworks de desenvolvimento para iOS bem como também verá a criação de telas com Swift, a nova linguagem de programação da Apple, integrando-as em um projeto com Objective-C.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Experiência em programação com alguma linguagem de programação como Java, Ruby, C#, C ou C++.

40 horas aula

A opinião de quem fez

A didática e conhecimento do instrutor é sensacional! Foram 2 semanas extremamente produtivas.

Reinaldo Lopes

Excelente didática do curso. Não pensei que pudesse aprender tanto conteúdo em tão pouco tempo e com uma qualidade fantástica. Parabéns!

Victor Augusto Mendonça Sorroche

O curso de IOS já me deu base sólida para desenvolver aplicações e estudar processos avançados. O conteúdo do curso é bem sólido e não deixa nada a desejar.

Leonardo Ferreira Miguel

Próximas turmas

Data Período Cidade Comentário
28/05 a 25/06 Sábado (9h às 17h) São Paulo
06/06 a 17/06 Noturno (19h às 23h) São Paulo
13/06 a 24/06 Noturno (18h às 22h) Rio de Janeiro Inscrições abertas! Garanta já sua vaga.
04/07 a 08/07 Integral (9h às 17h) São Paulo
18/07 a 29/07 Noturno (19h às 23h) São Paulo

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Conteúdo detalhado

Introdução

  1. iPhone, iPad e o iOS
  2. Boas práticas de design no iOS

Sua primeira aplicação

  1. Conhecendo o Xcode: o ambiente de desenvolvimento da Apple
  2. Criando um novo projeto
  3. Exercício - Criando novo projeto no Xcode
  4. Primeira Aplicação para iOS
  5. Exercício - O simulador do Xcode

Começando com Objective-C

  1. História e objetivos da linguagem
  2. Estrutura de arquivos do Objective-C e controle de acesso
  3. Objetos e a troca de mensagens
  4. Uma linguagem dinâmica, orientada a objetos e suas características básicas
  5. Exercício - Adicionando comportamentos, NSLog e o console do Xcode

Aplicação de Contatos

  1. Motivação: Aplicação inspirada pelo aplicativo nativo Contacts.
  2. Obtendo dados do usuário usando um formulário
  3. Exercício - Criando a tela do formulário
  4. Criando um contato a partir dos dados do formulário
  5. Exercício - Dados do formulário

Criando código de fácil manutenção: suas próprias classes

  1. Classes e Objetos: compreendendo melhor os arquivos .h e .m
  2. Exercício - Criação da classe Contato
  3. Instanciando objetos
  4. Propriedades e o gerenciamento de memória
  5. Instanciando e usando objetos
  6. Exercício - Criando um Contato a partir de um formulário

Armazenando registros na memória: NSMutableArray

  1. Armazenando objetos em instâncias de NSMutableArray
  2. Armazenando contatos na memória
  3. Customizando a inicialização de objetos: o método init
  4. Boas práticas de Orientação a Objetos: dividindo responsabilidades
  5. Exercício - Armazenando contatos com NSMutableArray

Um componente para listar registros: UITableViewController

  1. View Controllers são apenas classes Objective-C
  2. Exercício - Um UITableViewController como tela principal da aplicação

Navegando entre telas de forma intuitiva

  1. Objective-C, uma linguagem dinâmica: buscando métodos em tempo de execução
  2. Exercício - Configurando um UINavigationBar
  3. Navigation Controller e transições animadas
  4. Exercício - Exibindo o formulário a partir da listagem
  5. Boas práticas de Orientação a Objetos: dividindo responsabilidades
  6. Exercício - usando um UIBarButtonItem para armazenar um contato

Apresentando dados da mesma forma que as aplicações nativas: UITableView

  1. UITableViewController: um view controller para listar registros
  2. Exercício - Listando contatos

Usando o modo de edição nativo do UITableView

  1. Precisa editar uma view? Use o padrão do iOS!
  2. A fonte de dados de uma tabela: o UITableViewDataSource
  3. Excluíndo um registro da tabela
  4. Exercício - Removendo um contato

Selecionando registros em um UITableView: editando os dados de um contato

  1. Selecionando um registro da tabela
  2. Exercício - recuperando registro selecionado em um UITableView
  3. Exibindo um formulário já preenchido
  4. Exercícios - passando um contato para o formulário
  5. Escolhendo a ação de um botão no formulário
  6. Exercícios - Botão específico para a ação de editar

Entendendo delegation e implementando o padrão com protocolos

  1. Delegate: um padrão usado por todo o iOS
  2. Exercício - criando um delegate
  3. Destacando uma linha na tabela via seleção
  4. Exercício - selecionando uma linha na tabela programaticamente

Usando reconhecimento de gestos. Integração com telefone, e-mail, mapas e mais

  1. O evento long press: para sua aplicação se comportar como as nativas
  2. Exercício - Gerenciando o evento de longPress e utilizando o UIActionSheet
  3. Utilizando URIs para integração com outros aplicativos
  4. Frameworks: adicionando mais comportamentos nativos a um aplicativo
  5. Exercício - OpenURL e o framework MessageUI

Tirando proveito do hardware: interagindo com a câmera

  1. Usando a biblioteca de imagens nativa do dispositivo
  2. Exercício - selecionando uma imagem da biblioteca
  3. Armazenando objetos do tipo imagem
  4. Exercício - Armazenando a imagem do contato
  5. UIActionSheet: uma forma nativa de selecionar uma ação
  6. Acessando a câmera do dispositivo
  7. Exercício (opcional): Escolhendo entre câmera ou biblioteca

Visualizando o mapa e apresentando mais de uma tela

  1. Criando uma tela com o elemento MKMapView
  2. Exercício - Criando outra view e adicionando o Mapa
  3. Mostrando várias telas com o elemento UITabBarController
  4. Exercício - Criando um UITabBarController e exibindo mais de uma tela
  5. Alterando os ícones de uma UITabBarController
  6. Carregando uma imagem do projeto para a aplicação
  7. Exercicio: Adicionando botões na UITabBar
  8. Mostrando a localização atual do usuário
  9. Simulando uma localização com o XCode
  10. Exercicio: Localizando o usuário e arquivo GPX

Buscando a localização geografica do usuário

  1. Gerenciando dependências com CocoaPods
  2. Instalando TPKeyboardAvoiding
  3. Melhorando nosso formulário com TPKeyboardAvoidingScrollView
  4. Exercício: Utilizando CocoaPods e TPKeyboardAvoiding
  5. Buscando as coordenadas do usuário a partir do seu endereço
  6. Blocos, uma funcionalidade interessante da linguagem
  7. Exercicio: Fazendo geocode do endereço do usuário
  8. Melhorando a usabilidade do usuário com UIActivityIndicatorView
  9. Exercício: Adicionando um spinner ao efetuar o geocode
  10. Visualizando os contatos no mapa
  11. Qual o melhor momento para adicionar os contatos no mapa?
  12. Exercicios: Mostrando os contatos no mapa
  13. Customizando e adicionando comportamento ao pino
  14. Exercicio: Customizando a aparência do mapa

Trabalhando com banco de dados utilizando o Core Data

  1. Banco de dados, o SQLite
  2. Mapeamento Objeto Relacional
  3. Utilizando o Data Modeler
  4. Exercício - Criando o modelo de contato, utilizando o Data Modeler
  5. Entendendo como obter o contexto do Core Data
  6. Exercício - isolando os métodos de CoreData no Dao
  7. Inserindo contatos no banco de dados
  8. Trabalhando corretamente com a classe NSManagedObject
  9. Exercício - Contatos como NSManagedObject
  10. Armazenando configurações com NSUserDefaults
  11. Exercícios - Carregando informações para o banco apenas uma vez com NSUserDefaults
  12. Buscando dados com NSFetchRequest
  13. Exercícios - Listando contatos com NSFetchRequest
  14. Exercícios - Migrando a aplicação para o Core Data

Apêndice A: Disponibilizando seu aplicativo na Apple App Store

  1. App Store: a plataforma oficial de distribuição de aplicações da Apple
  2. Burocracias e dificuldades para testar sua aplicação em um dispositivo
  3. Sobre os guidelines da Apple para desenvolvimento de aplicações iOS

Apêndice B Utilizando Swift em nossa aplicação

  1. Ambiente de aprendizado
  2. Swift em projeto Objective-C
  3. Sintaxe do Swift
  4. Inicializando as propriedades
  5. Exercícios: Primeira tela com Swift
  6. Migrando o código da Localização e adicionando os contatos no Mapa
  7. Exercícios: Migrando código de localização atual e mostrando no mapa
  8. Customizando o MKPinAnnotationView com Swift
  9. Customizando o MKPinAnnotationView no Swift


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.