Curso Desenvolvimento móvel com iOS

  • Linguagem Objective-C e sua sintaxe da prática;
  • Uso da IDE XCode com produtividade;
  • Layouts e componentes do iOS;
  • Padrões de navegação de telas;
  • Manipulação de dados em memória, em arquivos e no SQLite com Core Data;
  • Uso de Mapas e GPS;
  • Integração com telefone, e-mail, câmera, gestos e mais;
  • Construa aplicações para iOS com qualidade.

Sobre o curso IP-67

O objetivo desse curso é torná-lo apto a desenvolver aplicativos para iOS, o sistema operacional usado pela Apple nos dispositivos móveis como o iPhone, iPad e iPod Touch. Com o conhecimento adquirido durante essas 40 horas de estudo, você será capaz de criar aplicações com a mesma aparência dos aplicativos nativos que já vêm instalados nesses aparelhos.

O foco é criar uma aplicação que faz uso de muitos componentes visuais, armazenamento de dados, passando por dicas de Xcode que é o IDE oficial da Apple para desenvolvimento. Ao final do curso, você irá compreender os fundamentos básicos da linguagem Objective-C, utilizada pelos frameworks de desenvolvimento para iOS.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Experiência em programação com alguma linguagem de programação como Java, Ruby, C#, C ou C++.

40horas aula

A opinião de quem fez

A didática e conhecimento do instrutor é sensacional! Foram 2 semanas extremamente produtivas.

Reinaldo Lopes

Excelente didática do curso. Não pensei que pudesse aprender tanto conteúdo em tão pouco tempo e com uma qualidade fantástica. Parabéns!

Victor Augusto Mendonça Sorroche

O curso de IOS já me deu base sólida para desenvolver aplicações e estudar processos avançados. O conteúdo do curso é bem sólido e não deixa nada a desejar.

Leonardo Ferreira Miguel

Próximas turmas

DataPeríodoCidadeComentário
09/08 a 06/09Sábado (9h às 17h)São Paulo
11/08 a 22/08Noturno (19h às 23h)São Paulo
23/08 a 20/09Sábado (9h às 17h)Rio de Janeiro Desconto especial para matrícula antecipada!
25/08 a 29/08Integral (9h às 17h)São Paulo

Não achou a turma ideal pra você? Entre em contato e consulte outras turmas e horários.

Fale com a gente.

Dúvidas, reservas ou um papo com um instrutor?

Conteúdo detalhado

Introdução

  1. iPhone, iPad e o iOS
  2. Mercado atual de celulares
  3. Boas práticas de design no iOS

Sua primeira aplicação

  1. Conhecendo o Xcode: o ambiente de desenvolvimento da Apple
  2. Criando um novo projeto
  3. Exercício - Criando novo projeto no Xcode
  4. Primeira Aplicação para iOS
  5. Exercício - O simulador do Xcode
  6. Adicione comportamento à sua aplicação: Objective-C
  7. Exercício - Dando vida a aplicação

Começando com Objective-C

  1. História e objetivos da linguagem
  2. Uma linguagem dinâmica, orientada a objetos e suas características básicas
  3. Exercício - NSLog e o console do Xcode
  4. Objetos e a troca de mensagens
  5. Exercício - De string para números, implementando um "somador"
  6. Usando um novo componente visual: UISlider
  7. Exercício - UISlider
  8. Mais detalhes sobre a linguagem
  9. Desafios Opcionais

Criando uma aplicação a partir do zero!

  1. Motivação: Criar uma aplicação inspirada pelo aplicativo nativo Contacts.
  2. Exercício - Criando o projeto para listar contatos
  3. Obtendo dados do usuário usando um formulário
  4. Exercício - criando um ViewController
  5. Exercício - Criando a tela do formulário
  6. Especificando uma view inicial
  7. Exercício - especificando a view inicial
  8. Criando um contato a partir dos dados do formulário
  9. Usando NSMutableDictionary para gerenciamento de informações
  10. Exercício - NSMutableDictionary e dados do formulário

Criando código de fácil manutenção: suas próprias classes

  1. Classes e Objetos: compreendendo melhor os arquivos .h e .m
  2. Exercício - Criação da classe Contato
  3. Propriedades e o gerenciamento de memória
  4. Instanciando e usando objetos
  5. Exercício - Criando um Contato a partir de um formulário
  6. Entendendo como esconder o teclado de um campo de texto
  7. Exercício: escondendo um teclado
  8. Melhorando a usabilidade do formulário
  9. Exercício: navegando entre os campos

Armazenando registros na memória: NSMutableArray

  1. Armazenando objetos em instâncias de NSMutableArray
  2. Armazenando contatos na memória
  3. Customizando a inicialização de objetos: o método init
  4. Exercício - Armazenando contatos com NSMutableArray
  5. Um componente para listar registros: UITableViewController
  6. Exercício - Um UITableViewController como tela principal da aplicação

Navegando entre telas de forma intuitiva

  1. Objective-C, uma linguagem dinâmica: buscando métodos em tempo de execução
  2. Exercício - Configurando um UINavigationBar
  3. Navigation Controller e transições animadas
  4. Exercício - Exibindo o formulário a partir da listagem
  5. Boas práticas de Orientação a Objetos: dividindo responsabilidades
  6. Exercício - usando um UIBarButtonItem para armazenar um contato

Apresentando dados da mesma forma que as aplicações nativas: UITableView

  1. Usando a mesma listagem em diversos view controllers
  2. Exercício - Passando um NSMutableArray por referência
  3. UITableViewController: um view controller para listar registros
  4. Exercício - Listando contatos

Protocolos e File System: gravando os dados quando a aplicação é encerrada

  1. Property List (plist), um formato de arquivo baseado em XML
  2. Protocolos: garantindo a existência de métodos em um objeto
  3. Exercício - O protocolo NSCoding
  4. File system no iOS e as classes NSKeyedArchiver e NSKeyedUnarchiver
  5. Exercício - gravando e recuperando os contatos registrados

Usando o modo de edição nativo do UITableView

  1. Precisa editar uma view? Use o padrão do iOS!
  2. A fonte de dados de uma tabela: o UITableViewDataSource
  3. Excluíndo um registro da tabela
  4. Exercício - Removendo um contato

Selecionando registros em um UITableView: editanto os dados de um contato

  1. Selecionando um registro da tabela
  2. Exercício - recuperando registro selecionado em um UITableView
  3. Exibindo um formulário já preenchido
  4. Exercícios - passando um contato para o formulário
  5. Escolhendo a ação de um botão no formulário
  6. Exercícios - Botão específico para a ação de editar

Entendendo delegation e implementando o padrão com protocolos

  1. Delegate: um padrão usado por todo o iOS
  2. Exercício - criando um delegate
  3. Destacando uma linha na tabela via seleção
  4. Exercício - selecionando uma linha na tabela programaticamente
  5. Diminuindo o acoplamento para aumentar a qualidade do código

Usando reconhecimento de gestos. Integração com telefone, e-mail, mapas e mais

  1. O evento long press: para sua aplicação se comportar como as nativas
  2. Exercício - Gerenciando o evento de longPress e utilizando o UIActionSheet
  3. Utilizando URIs para integração com outros aplicativos
  4. Frameworks: adicionando mais comportamentos nativos a um aplicativo
  5. Exercício - OpenURL e o framework MessageUI

Tirando proveito do hardware: interagindo com a câmera

  1. Usando a biblioteca de imagens nativa do dispositivo
  2. Exercício - selecionando uma imagem da biblioteca
  3. Armazenando objetos do tipo imagem com NSKeyedArchiver
  4. Exercício - Armazenando a imagem do contato em disco
  5. UIActionSheet: uma forma nativa de selecionar uma ação
  6. Acessando a câmera do dispositivo
  7. Exercício (opcional): Escolhendo entre câmera ou biblioteca

Visualizando o mapa e apresentando mais de uma tela

  1. Criando uma tela com o elemento MKMapView
  2. Exercício - Criando outra view e adicionando o Mapa
  3. Mostrando várias telas com o elemento UITabBarController
  4. Exercício - Criando um UITabBarController e exibindo mais de uma tela
  5. Alterando os ícones de uma UITabBarController
  6. Carregando uma imagem do projeto para a aplicação
  7. Exercicio: Adicionando botões na UITabBar
  8. Mostrando a localização atual do usuário
  9. Simulando uma localização com o XCode
  10. Exercicio: Localizando o usuário e arquivo GPX

Buscando a localização geografica do usuário

  1. Melhorando nosso formulário com o ScrollView
  2. NSNotificationCenter: sendo notificado dos eventos que acontecem no aparelho
  3. Exercício: Se registrando como o observador para as notificações do teclado
  4. Exercício - Exibindo o formulário em um Scroll View
  5. Buscando as coordenadas do usuário a partir do seu endereço
  6. Blocos, uma funcionalidade interessante da linguagem
  7. Exercicio: Fazendo geocode do endereço do usuário
  8. Melhorando a usabilidade do usuário com UIActivityIndicatorView
  9. Exercício: Adicionando um spinner ao efetuar o geocode
  10. Visualizando os contatos no mapa
  11. Qual o melhor momento para adicionar os contatos no mapa?
  12. Exercicios: Mostrando os contatos no mapa
  13. Customizando e adicionando comportamento ao pino
  14. Exercicio: Customizando a aparência do mapa

Trabalhando com banco de dados utilizando o Core Data

  1. Banco de dados, o SQLite
  2. Mapeamento Objeto Relacional
  3. Utilizando o Data Modeler
  4. Exercício - Criando o modelo de contato, utilizando o Data Modeler
  5. Entendendo como obter o contexto do Core Data
  6. Exercício - acessando o contexto do Core Data
  7. Inserindo contatos no banco de dados
  8. Trabalhando corretamente com a classe NSManagedObject
  9. Exercício - Contatos como NSManagedObject
  10. Armazenando configurações com NSUserDefaults
  11. Exercícios - Carregando informações para o banco apenas uma vez com NSUserDefaults
  12. Buscando dados com NSFetchRequest
  13. Exercícios - Listando contatos com NSFetchRequest
  14. Exercícios - Migrando a aplicação para o Core Data

Apêndice A: Disponibilizando seu aplicativo na Apple App Store

  1. App Store: a plataforma oficial de distribuição de aplicações da Apple
  2. Burocracias e dificuldades para testar sua aplicação em um dispositivo
  3. Sobre os guidelines da Apple para desenvolvimento de aplicações iOS


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.