Curso UX e Usabilidade aplicados em Mobile e Web

Sobre o curso WD-41

Interfaces são o principal canal de comunicação entre o software e o usuário. Uma interface não bem planejada pode comprometer o sucesso de um projeto. Usuários querem uma experiência de uso que seja agradável e simples, que não precise ler manuais ou instruções para completar alguma tarefa, nem muito menos ligar para o suporte para tirar dúvidas. E, além disso, o sistema precisa atender as suas necessidades!

Nesse curso prático, de 32h, mostraremos como desenvolver sistemas que alinham as necessidades dos usuários aos objetivos do seu negócio, e que proporcionam uma experiência agradável a quem os usa. Falamos de técnicas práticas de usabilidade na Web, definição de Personas, testes de usabilidade, prototipação, wireframes e mais. Tudo com as práticas mais recentes do mercado como Mobile First, Design Thinking, Gamestorming e UX Canvas.

Para quem é o curso: Designers, desenvolvedores, gerentes de produtos, analistas de especificação, ou qualquer outra pessoa que entenda a importância da experiência do usuário no processo de desenvolvimento de produtos de software.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Noções de design e Web.

40 horas aula

A opinião de quem fez

A Caelum é uma empresa de confiança e respeito, posso dizer que indico e volto para realizar, outro treinamento. Instrutores altamente capacitados e preparados.

Elias Frederique de Nelo Fernandes

A Caelum é uma empresa de confiança e respeito, posso dizer que indico e volto para realizar outro treinamento. Instrutores altamente capacitados e preparados.

Elias Frederique de Nelo Fernandes

O treinamento WD-41 me ajudou a derrubar barreiras com relação à metodologia de implementação de nossas aplicações.

Rodrigo Alineri de Araujo, na Caelum RJ

Próximas turmas

Data Período Cidade Comentário
02/05 a 13/05 Noturno (19h às 23h) São Paulo Turma com desconto promocional!
13/06 a 17/06 Integral (9h às 17h) São Paulo

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Conteúdo detalhado

Experiência do Usuário

  1. O que é Experiência do Usuário?
  2. ISO 9241-210
  3. A Evolução da Experiência do Usuário
  4. Para saber mais: O Caso ClearRX
  5. Elementos da Experiência do Usuário
  6. Planos da Experiência do Usuário

UX Base - Times ágeis e Ferramentas

  1. Agile Manifesto
  2. Kanban
  3. Card Sorting
  4. Gamestorming

UX Base - Métodos ágeis de UX

  1. Agile UX
  2. Lean UX
  3. Design Thinking
  4. Design Sprint Method

UX Strategy - Visão do produto em UX

  1. MVP
  2. MLP
  3. Triângulo de Ouro
  4. 360˚ View
  5. Value Proposition Canvas
  6. UX Canvas

UX Strategy - Quem é o usuário do meu produto

  1. Pesquisa
  2. Proto-persona
  3. Persona

UX Strategy - Funcionalidade focadas no usuário

  1. Modelo Mental
  2. Cenário
  3. História
  4. Levantamento de funcionalidadas em Time
  5. Fluxograma

UX Usability - Usabilidade na web

  1. Rabiscoframe
  2. Wireframe
  3. Crazy Eigths
  4. 10 Heurísticas de Nielsen
  5. Microinteractions - Micro interações
  6. Microcopy - Micro texto
  7. Micro-moments - Micro Momentos
  8. Lei de Hick
  9. Lei de Fits
  10. Taxonomia

UX Usability - Usubalidade Mobile

  1. Os princípios de UX para Apps Mobile
  2. Thumb Zone
  3. Mobile First
  4. Recursos Mobile
  5. Padões no Android
  6. Padrões no iOS

UX Usability - Acessibilidade é para hoje

  1. Daltonismo
  2. Leitores de tela
  3. Tamanho dos elementos
  4. Transcrição audiovisual

UX Usability - Desing Visual

  1. Tipografia
  2. Ícone e Símbolos
  3. Offordance - Crie com cuidado
  4. O princípio C.R.A.P
  5. Especificação do Design
  6. Teoria das cores
  7. Protótipo
  8. Zero UI
  9. Natural UI

UX Analysis - Validando e analisando com o usuário

  1. 10 Heurísticas de Nielsen
  2. Teste AB
  3. Pesquisa Quantitativa
  4. Google Analytics
  5. Heatmap

Gamestormings para estudar as ferramentas e métodos de UX

  1. Gamestorming - Montar time heterogêneo
  2. Gamestorming - Definir projeto mobile
  3. Gamestorming - Triângulo de Ouro
  4. Gamestorming - 360˚ View
  5. Gamestorming - Proposta de valor
  6. Gamestorming - Entrevista, tirando dúvidas com o usuário
  7. Gamestorming - Criando Persona no dia a dia
  8. Gamestorming - Criando histórias com foco no usário
  9. Gamestorming - UX Canvas
  10. Gamestorming - Priorizando tarefas com foco no usuário
  11. Gamestorming - criando rabiscoframe e wireframe em time
  12. Gamestorming - Criando 8 steps com foco na usabilidade
  13. Gamestorming - Colocando em prática os heurísticas de Nielsen
  14. Gamestorming - Protótipagem em papel
  15. Gamestorming - Analisando a velocidade de navegação
  16. Gamestroming - Validando com Teste AB
  17. Gamestorming - Teste de usabilidade


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.