Curso UX e Usabilidade Web

Sobre o curso WD-41

Interfaces são o principal canal de comunicação entre o software e o usuário. Uma interface não bem planejada pode comprometer o sucesso de um projeto. Usuários querem uma experiência de uso que seja agradável e simples, que não precise ler manuais ou instruções para completar alguma tarefa, nem muito menos ligar para o suporte para tirar dúvidas. E, além disso, o sistema precisa atender as suas necessidades!

Nesse curso prático, de 20h, mostraremos como desenvolver sistemas que alinham as necessidades dos usuários aos objetivos do seu negócio, e que proporcionam uma experiência agradável a quem os usa. Falamos de técnicas práticas de usabilidade na Web, definição de Personas, testes de usabilidade, prototipação, wireframes e mais. Tudo com as práticas mais recentes do mercado como Mobile First, Design Thinking, Gamestorming e UX Canvas.

Para quem é esse curso: Designers, desenvolvedores, gerentes de produtos, analistas de especificação, ou qualquer outra pessoa que entenda a importância da experiência do usuário no processo de desenvolvimento de produtos de software.

Veja também a ementa detalhada do curso.

Pré-requisitos

Noções de design e Web.

20 horas aula

A opinião de quem fez

A Caelum é uma empresa de confiança e respeito, posso dizer que indico e volto para realizar, outro treinamento. Instrutores altamente capacitados e preparados.

Elias Frederique de Nelo Fernandes

A Caelum é uma empresa de confiança e respeito, posso dizer que indico e volto para realizar outro treinamento. Instrutores altamente capacitados e preparados.

Elias Frederique de Nelo Fernandes

O treinamento WD-41 me ajudou a derrubar barreiras com relação à metodologia de implementação de nossas aplicações.

Rodrigo Alineri de Araujo, na Caelum RJ

Próximas turmas

Data Período Cidade Comentário
13/07 a 15/07 Integral (9h às 17h) São Paulo
25/07 a 08/08 Sábado (9h às 17h) São Paulo
27/07 a 31/07 Noturno (19h às 23h) São Paulo
31/08 a 04/09 Noturno (19h às 23h) São Paulo
13/09 a 27/09 Domingo (9h às 17h) São Paulo
14/09 a 18/09 Noturno (18h às 22h) Rio de Janeiro Bairro: Centro!

Não achou a turma ideal pra você? Entre em contato e consulte outras turmas e horários.

Fale com a gente.

Dúvidas, reservas ou um papo com um instrutor?

Conteúdo detalhado

Experiência do Usuário

  1. O que é Experiência do Usuário?ISO 9241-210
  2. A Evolução da Experiência do Usuário
  3. Para saber mais: O Caso ClearRX
  4. Elementos da Experiência do Usuário
  5. Planos da Experiência do Usuário

Time e Projeto

  1. A importância de um time para UX
  2. Dinâmica - Montar time Heterogêneo
  3. Dinâmica - Definir projeot mobile

Pesquisa

  1. Métodos e Propósitos
  2. Entrevistas
  3. Realizando com custo baixo
  4. Card Sorting
  5. Dinâmica - Entrevista, tirando dúvidas com o usuário

Persona

  1. Benefícios
  2. A importância dos objetivos
  3. Criando Personas completa
  4. Dinâmica - Criando persona no dia a dia

Modelando e Identificando Requisitos

  1. Modelo Mental
  2. Cenários
  3. Dinâmica - Levantando requisitos com o usuário de forma ágil
  4. A visão do cliente
  5. Dinâmica - UX Canvas, juntanto opinião do cliente e usuário

Dos Requisitos ao Design

  1. Rabiscoframe
  2. Wireframe
  3. Design Thinking
  4. Gamestorming
  5. Dinâmica - Criando rabisco e wireframe em time
  6. Protótipo
  7. Dinâmica - Protótipagem em papel

Padrões e Princípios do Design de Interação

  1. As dez heurísticas de Nielsen
  2. Outros princípios para implementar interfaces eficazes
  3. Padrões de Design de Interação
  4. Padrões de Interação Comportamentais
  5. Mobile First
  6. Lei de Fitts
  7. Teoria das Cores
  8. Dinâmica - Colocando em prática os princípios de Nielsen

Testes de Usabilidade

  1. O que é medido?
  2. Envolvidos
  3. Preparação prévia
  4. Dinâmica - Teste de usabilidade


* Os apêndices listados são conteúdos adicionais que não fazem parte do curso regular.