Capítulo 1

Como Aprender Java

"Busco um instante feliz que justifique minha existência" -- Fiodór Dostoiévski

1.1 O que é realmente importante?

Muitos livros, ao passar dos capítulos, mencionam todos os detalhes da linguagem juntamente com seus princípios básicos. Isso acaba criando muita confusão, em especial porque o estudante não consegue distinguir exatamente o que é primordial aprender no início, daquilo que pode ser estudado mais adiante.

Se uma classe abstrata deve ou não ter ao menos um método abstrato, se o if só aceita argumentos booleanos e todos os detalhes sobre classes internas, realmente não devem se tornar preocupações para aquele cujo objetivo primário é aprender Java. Esse tipo de informação será adquirida com o tempo, e não é necessário no início.

Neste curso, separamos essas informações em quadros especiais, já que são informações extras. Ou então, apenas citamos num exercício e deixamos para o leitor procurar informações se for de seu interesse.

Por fim, falta mencionar algo sobre a prática, que deve ser tratada seriamente: todos os exercícios são muito importantes e os desafios podem ser feitos quando o curso terminar. De qualquer maneira recomendamos aos alunos estudarem em casa, e praticarem bastante código e variações.

O curso

Para aqueles que estão fazendo o curso Java e Orientação a Objetos, recomendamos estudarem em casa aquilo que foi visto durante a aula, tentando resolver os exercícios opcionais e os desafios apresentados.

Você pode também fazer o curso FJ-11 dessa apostila na Caelum

Querendo aprender ainda mais sobre? Esclarecer dúvidas dos exercícios? Ouvir explicações detalhadas com um instrutor?
A Caelum oferece o curso FJ-11 presencial nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de turmas incompany.

Consulte as vantagens do curso Java e Orientação a Objetos

1.2 Sobre os exercícios

Os exercícios do curso variam de práticos até pesquisas na Internet, ou mesmo consultas sobre assuntos avançados em determinados tópicos para incitar a curiosidade do aprendiz na tecnologia.

Existem também, em determinados capítulos, uma série de desafios. Eles focam mais no problema computacional que na linguagem, porém são uma excelente forma de treinar a sintaxe e, principalmente, familiarizar o aluno com a biblioteca padrão Java, além de proporcionar um ganho na velocidade de desenvolvimento.

1.3 Tirando dúvidas e indo além

Para tirar dúvidas dos exercícios, ou de Java em geral, recomendamos o fórum do GUJ (http://www.guj.com.br/), onde sua dúvida será respondida prontamente. O GUJ foi fundado por desenvolvedores da Caelum, e hoje conta com mais de um milhão de mensagens.

Fora isso, sinta-se à vontade para entrar em contato com seu instrutor para tirar todas as dúvidas que surgirem durante o curso.

Se o que você está buscando são livros de apoio, sugerimos conhecer a editora Casa do Código:

http://www.casadocodigo.com.br

A Caelum fornece muitos outros cursos Java, com destaque para o FJ-21 que traz a aplicação do Java na web.

http://www.caelum.com.br/

Há também cursos online que vão te ajudar a ir além, com muita interação com os instrutores, a Alura:

http://www.alura.com.br/

Código

Resultado