Curso Java e Orientação a Objetos > apostila > Capitulo 13

O Pacote java.lang

"Nossas cabeças são redondas para que os pensamentos possam mudar de direção." -- Francis Piacaba

Ao final deste capítulo, você será capaz de:

Pacote java.lang

Já usamos, por diversas vezes, as classes String e System. Vimos o sistema de pacotes do Java e nunca precisamos dar um import nessas classes. Isso ocorre porque elas estão dentro do pacote java.lang, que é automaticamente importado para você. É o único pacote com essa característica.

Vejamos um pouco de suas principais classes.

Um pouco sobre a classe System

A classe System possui uma série de atributos e métodos estáticos. Já usamos o atributo System.out para imprimir.

Olhando a documentação, você compreenderá que o atributo out é do tipo PrintStream do pacote java.io. Veremos sobre essa classe mais adiante. Já podemos perceber que poderíamos quebrar o System.out.println em duas linhas:

PrintStream saida = System.out;
saida.println("ola mundo!");

O System conta também com um método que simplesmente desliga a Java Virtual Machine e retorna um código de erro para o sistema operacional. Esse método é o exit.

    System.exit(0);

Veremos também um pouco mais sobre a classe System nos próximos capítulos e no apêndice de Threads. Consulte a documentação do Java e veja outros métodos úteis da System.

java.lang.Object

Em todo método no qual precisamos receber algum parâmetro, temos de declarar o seu tipo. Por exemplo, no nosso método saca, precisamos passar como parâmetro um valor do tipo double. Se tentarmos passar qualquer coisa diferente disso, teremos um erro de compilação.

Agora observemos o seguinte método do próprio Java:

System.out.println("Olá mundo!");

Nesse caso, o método println está recebendo uma String, e poderíamos pensar que o tipo de parâmetro que ele recebe é String. Mas, ao mesmo tempo, podemos passar para esse método coisas completamente diferentes como int, Conta, Funcionario, SeguroDeVida, etc. Como ele consegue receber tantos parâmetros de tipos diferentes?

Uma possibilidade seria o uso da sobrecarga, declarando um println para cada tipo de objeto diferente. Mas claramente não é isso que acontece, posto que conseguiríamos criar uma classe qualquer, invocar o método println, passar essa nova classe como parâmetro, e ele funcionaria!

Para entender o que está acontecendo, consideraremos um método que recebe uma Conta:

public void imprimeDados(Conta conta) {
    System.out.println(conta.getTitular() + " - " + conta.getSaldo());
}

Esse método pode ser invocado passando como parâmetro qualquer tipo de conta que temos no nosso sistema: ContaCorrente e ContaPoupanca, pois ambas são filhas de Conta. Se quiséssemos que o nosso método conseguisse receber qualquer tipo de objeto, teríamos de ter uma classe a qual fosse mãe de todos esses objetos. É para isso que existe a classe Object!

Sempre quando declaramos uma classe, esta é obrigada a herdar de outra. Isto é, para toda classe que declararmos, existe uma superclasse. Porém, criamos diversas classes sem herdar de ninguém:

    class MinhaClasse {

    }

Quando o Java não encontra a palavra-chave extends, ele considera que você está herdando da classe Object, que também se encontra dentro do pacote java.lang. Você até mesmo pode escrever essa herança, que é o mesmo:

    public class MinhaClasse extends Object {

    }

Todas as classes, sem exceção, herdam de Object, seja direta ou indiretamente, pois ela é a mãe, vó, bisavó, etc. de qualquer classe.

Podemos também afirmar que qualquer objeto em Java é um Object e pode ser referenciado como tal. Então qualquer objeto tem todos os métodos declarados na classe Object, e veremos alguns deles logo após o casting.

Métodos do java.lang.Object: equals e toString

toString

A habilidade de poder se referir a qualquer objeto como Object nos oferece muitas vantagens. Podemos criar um método que recebe um Object como argumento, isto é, qualquer objeto! Por exemplo, o método println poderia ser implementado da seguinte maneira:

public void println(Object obj) {
    write(obj.toString()); // o método write escreve uma string no console
}

Dessa forma, qualquer objeto que passarmos como parâmetro poderá ser impresso no console, desde que ele tenha o método toString. Para garantir que todos os objetos do Java tenham esse método, ele foi implementado na classe Object.

Por padrão, o método toString do Object retorna, concatenados: o nome da classe, @ e um número de identidade. Vejamos um exemplo abaixo:

[email protected]

Mas e se quisermos imprimir algo diferente? Na nossa tela de detalhes de conta, temos uma caixa de seleção na qual nossas contas estão sendo apresentadas com o valor do padrão do toString. Sempre que queremos modificar o comportamento de um método em relação à implementação herdada da superclasse, podemos sobrescrevê-lo na classe filha:

public abstract class Conta {
    protected double saldo;
    // outros atributos...

    @Override
    public String toString() {
        return "[titular=" + titular + ", numero=" + numero
            + ", agencia=" + agencia + "]";
    }   
}

Agora podemos usar esse método assim:

    ContaCorrente cc = new ContaCorrente();
    System.out.println(cc.toString());

E o melhor: se for apenas para jogar na tela, nem precisa chamar o toString! Ele já é chamado para você:

    ContaCorrente cc = new ContaCorrente();
    System.out.println(cc); // O toString é chamado pela classe PrintStream

Gera o mesmo resultado!

Você ainda pode concatenar Strings em Java com o operador +. Se o Java encontra um objeto no meio da concatenação, ele também chama o seu toString.

    ContaCorrente cc = new ContaCorrente();
    System.out.println("Conta: " + cc);

equals

Até agora estamos ignorando o fato que podemos ter mais de uma conta de mesmo número e agência no nosso sistema. Atualmente, quando inserimos uma nova conta, o sistema verifica se a conta inserida é igual a alguma outra conta já cadastrada. Mas qual critério de igualdade é utilizado por padrão para fazer essa verificação?

Assim como no caso do toString, todos objetos do Java têm um outro método chamado equals, que é utilizado para comparar objetos daquele tipo. Por padrão, esse método apenas compara as referências dos objetos. Como toda vez que inserimos uma nova conta no sistema estamos fazendo new em algum tipo de conta, as referências nunca vão ser iguais, mesmo que os dados (número e agência) tenham os mesmos valores de uma conta para outra.

Mas e se fosse preciso comparar os atributos? Quais atributos ele deveria comparar? O Java por si só não faz isso, mas podemos sobrescrever o equals da classe Object para criarmos esse critério de comparação.

O equals recebe um Object como argumento e deve verificar se ele mesmo é igual ao Object recebido para retornar um boolean. Se você não reescrever esse método, o comportamento herdado é fazer um == com o objeto recebido como argumento.

    public abstract class Conta {
        protected double saldo;
        // outros atributos...

        public boolean equals(Object object) {
            // primeiro verifica se o outro object não é nulo
            if (object == null) {
                return false;
            }

            if (this.numero == object.numero &&
                this.agencia.equals(object.agencia)) {
                return true;
            }
            return false;
        }
    }

Casting de referências

No momento em que recebemos uma referência a um Object, como acessaremos os métodos e atributos desse objeto que imaginamos ser uma Conta se estamos referenciando-o como Object? Não podemos acessá-lo sendo Conta. O código acima não compila!

Poderíamos, então, atribuir essa referência de Object a Conta para depois acessarmos os atributos necessários? Tentemos:

Conta outraConta = object;

Nós temos certeza de que esse Object se refere a uma Conta, uma vez que a nossa lista só imprime contas. Mas o compilador Java não tem garantia disso! Essa linha acima não compila, pois nem todo Object é uma Conta.

A fim de realizar essa atribuição, devemos avisar o compilador Java que realmente queremos fazer isso, sabendo do risco que corremos. Façamos o casting de referências parecido com o de tipos primitivos:

Conta outraConta = (Conta) object;

O código passa a compilar, mas será que roda? Esse código roda sem nenhum problema, pois, em tempo de execução, a JVM verificará se essa referência realmente é a um objeto de tipo Conta! Se não fosse, uma exceção do tipo ClassCastException seria lançada.

Com isso, nosso método equals ficaria assim:

    public abstract class Conta {
        protected double saldo;
        // outros atributos...

        public boolean equals(Object object) {
            if (object == null) {
                return false;
            }

            Conta outraConta = (Conta) object;
            if (this.numero == outraConta.numero &&
                this.agencia.equals(outraConta.agencia)) {
                return true;
            }
            return false;
        }
    }

Você poderia criar um método com outro nome em vez de reescrever equals, que recebe Object. Mas o equals é importante, pois muitas bibliotecas o chamam mediante ao polimorfismo, como veremos no capítulo do java.util.

O método hashCode() anda de mãos dadas com o método equals() e é de fundamental entendimento no caso de você utilizar suas classes com estruturas de dados que usam tabelas de espalhamento. Também falaremos dele no capítulo de java.util.

Regras para a reescrita do método equals

Pelo contrato definido pela classe Object, devemos retornar false também, contanto que o objeto passado não seja de tipo compatível com a sua classe. Então, antes de fazer o casting, devemos verificar isso e, para tal, usamos a palavra-chave instanceof, ou teríamos uma exception sendo lançada.

Além disso, podemos resumir nosso equals de tal forma a não usar um if:

      public boolean equals(Object object) {
          if (object == null) {
              return false;
          }
          if (!(object instanceof Conta)) {
              return false;
          }
          Conta outraConta = (Conta) object;
          return (this.numero == outraConta.numero &&
              this.agencia.equals(outraConta.agencia));
      }

Exercícios: java.lang.Object

  1. Como verificar se a classe Throwable, que é a superclasse de Exception, também reescreve o método toString?

    A maioria das classes do Java que são muito utilizadas terão seus métodos equals e toString reescritos convenientemente.

  2. Utilize-se da documentação do Java e descubra de que classe é o objeto referenciado pelo atributo out da System.

    Repare que, com o devido import, poderíamos escrever:

    // falta a declaração da saída
    ________ saida = System.out;
    saida.println("ola");

    Por qual tipo a variável saida precisa ser declarada? É isso que você precisa descobrir. Se você digitar esse código no Eclipse, ele irá sugerir a você um quickfix e lhe declarará a variável.

    Estudaremos essa classe em um capítulo futuro.

  3. Rode a aplicação e cadastre duas contas. Na tela de detalhes de conta, verifique o que aparece na caixa de seleção de conta para transferência. Por que isso acontece?

  4. Reescreva o método toString da sua classe Conta fazendo com que uma mensagem mais explicativa seja devolvida. Lembre-se de aproveitar os recursos do Eclipse para isso: digitando apenas o começo do nome do método a ser reescrito e pressionando Ctrl + espaço, ele sugerirá reescrever o método, poupando-o do trabalho de escrever a assinatura dele e de cometer algum engano.

    public abstract class Conta {
    
      protected double saldo;
    
        @Override
        public String toString() {
            return "[titular=" + titular + ", numero=" + numero
               + ", agencia=" + agencia + "]";
        }
      // restante da classe
    
    }

    Rode a aplicação novamente, cadastre duas contas e verifique, outra vez, a caixa de seleção da transferência. O que aconteceu?

  5. Reescreva o método equals da classe Conta para que duas contas com o mesmo número e agência sejam consideradas iguais. Esboço:

    public abstract class Conta {
    
        public boolean equals(Object obj) {
            if (obj == null) {
                return false;
            }
    
            Conta outraConta = (Conta) obj;
    
            return this.numero == outraConta.numero && 
                this.agencia.equals(outraConta.agencia);
        }
    }

    Você pode usar o Ctrl + espaço do Eclipse para escrever o esqueleto do método equals. Basta digitar dentro da classe equ e pressionar Ctrl + espaço.

    Rode a aplicação e tente adicionar duas contas com o mesmo número e agência. O que acontece?

java.lang.String

String é uma classe em Java. Variáveis do tipo String guardam referências a objetos, e não um valor, como acontece com os tipos primitivos.

Aliás, podemos criar uma String utilizando o new:

    String x = new String("fj11");
    String y = new String("fj11");

Criamos aqui dois objetos diferentes. O que acontece quando comparamos essas duas referências utilizando o ==?

    if (x == y) {
        System.out.println("referência para o mesmo objeto");
    }
    else {
        System.out.println("referências para objetos diferentes!");
    }

Temos aqui dois objetos distintos! E, então, como faríamos para verificar se o conteúdo do objeto é o mesmo? Utilizamos o método equals, que foi reescrito pela String, com o objetivo de fazer a comparação de char em char.

    if (x.equals(y)) {
        System.out.println("consideramos iguais no critério de igualdade");
    }
    else {
        System.out.println("consideramos diferentes no critério de igualdade");
    }

Aqui, a comparação retorna verdadeiro. Por quê? Pois quem implementou a classe String decidiu que esse seria o melhor critério de comparação. Você pode descobrir os critérios de igualdade de cada classe pela documentação.

Podemos também concatenar Strings usando o +, além de concatenar Strings com qualquer objeto e até mesmo números:

    int total = 5;
    System.out.println("o total gasto é: " + total);

O compilador utilizará os métodos apropriados da classe String e possivelmente métodos de outras classes para realizar tal tarefa.

Se quisermos comparar duas Strings, utilizamos o método compareTo, que recebe uma String como argumento e devolve um inteiro indicando se a String vem antes, é igual ou vem depois da String recebida. Se forem iguais, é devolvido 0; se for anterior à String do argumento, um inteiro negativo; e, se for posterior, um inteiro positivo.

Fato importante: uma String é imutável. O Java cria um pool de Strings para usá-lo como cache. Se a String não fosse imutável, mudando o valor de uma String, afetaria todas as Strings de outras classes que tivessem o mesmo valor.

Repare no código abaixo:

    String palavra = "fj11";
    palavra.toUpperCase();
    System.out.println(palavra);

Pode parecer estranho, mas ele imprime "fj11" em minúsculo. Todo método que parece alterar o valor de uma String, na verdade, cria uma nova String com as mudanças solicitadas e a retorna! Tanto que esse método não é void. O código realmente útil ficaria assim:

    String palavra = "fj11";
    String outra = palavra.toUpperCase();
    System.out.println(outra);

Ou você pode eliminar a criação de outra variável temporária se achar conveniente:

    String palavra = "fj11";
    palavra = palavra.toUpperCase();
    System.out.println(palavra);

Isso funciona da mesma forma para todos os métodos que parecem alterar o conteúdo de uma String.

Se você ainda quiser trocar o número 1 para 2, faríamos:

    String palavra = "fj11";
    palavra = palavra.toUpperCase();
    palavra = palavra.replace("1", "2");
    System.out.println(palavra);

Ou ainda poderíamos concatenar as invocações de método, já que uma String é devolvida a cada invocação:

    String palavra = "fj11";
    palavra = palavra.toUpperCase().replace("1", "2");
    System.out.println(palavra);

O funcionamento do pool interno de Strings do Java tem uma série de detalhes, e você pode encontrar mais informações sobre isso na documentação da classe String e no seu método intern().

Outros métodos da classe String

Existem diversos métodos da classe String que são extremamente importantes. Recomendamos sempre consultar o Javadoc relativo a essa classe para aprender cada vez mais sobre ela.

Por exemplo, o método charAt(i) retorna o caractere existente na posição i da String. O método length() retorna o número de caracteres na mesma posição, e o método substring(i) recebe um int e devolve a subString a partir da posição passada por esse int.

O indexOf recebe um char ou uma String e devolve o índice em que aparece, pela primeira vez, na String principal (há também o lastIndexOf que devolve o índice da última ocorrência).

O toUpperCase e o toLowerCase devolvem uma nova String toda em maiúscula e toda em minúscula, respectivamente.

A partir do Java 6, temos ainda o método isEmpty, que devolve true se a String for vazia, ou false, caso contrário.

Alguns métodos úteis para buscas são o contains e o matches.

Há muitos outros métodos. Recomendamos que você sempre consulte o Javadoc da classe.

java.lang StringBuffer e StringBuilder

Como a classe String é imutável, trabalhar com uma mesma String diversas vezes pode ter um efeito colateral: gerar inúmeras Strings temporárias. Isso prejudica a performance da aplicação consideravelmente.

Se porventura você trabalhar muito com a manipulação de uma mesma String (por exemplo, dentro de um laço), o ideal é utilizar a classe StringBuffer, pois esta representa uma sequência de caracteres. Diferentemente da String, ela é mutável e não tem aquele pool.

A classe StringBuilder tem exatamente os mesmos métodos, com a diferença de ela não ser thread-safe. Esse conceito está descrito no capítulo apêndice de Threads.String.

Exercícios: java.lang.String

  1. Queremos que as contas apresentadas na caixa de seleção da transferência apareçam com o nome do titular em maiúsculas. A fim de fazê-lo, alteraremos o método toString da classe Conta. Utilize o método toUpperCase da String para isso.

  2. Após alterarmos o método toString, aconteceu alguma mudança com o nome do titular que é apresentado na lista de contas? Por quê?

  3. Teste os exemplos desse capítulo para ver que uma String é imutável. Por exemplo:

        public class TestaString {
    
            public static void main(String[] args) {
                String s = "fj11";
                s.replaceAll("1", "2");
                System.out.println(s);
            }
    
        }

    Como fazê-lo imprimir "fj22"?

  4. Como sabemos se uma String se encontra dentro de outra? Como fazemos para tirar os espaços em branco das pontas de uma String? Como sabemos se uma String está vazia? Quantos caracteres tem uma String?

    Tome como hábito sempre pesquisar o Javadoc! Conhecer a API, aos poucos, é fundamental para que você não precise reescrever a roda!

  5. (Opcional) Escreva um método que usa os métodos charAt e length de uma String para imprimí-la caractere caractere, com cada caractere em uma linha diferente.

  6. (Opcional) Reescreva o método do exercício anterior, mas modificando-o para que imprima a String de trás para a frente e em uma linha só. Teste-a para "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos" e "anotaram a data da maratona".

  7. (Opcional) Pesquise a classe StringBuilder (ou StringBuffer no Java 1.4). Ela é mutável. Por que usá-la em vez da String? Quando usá-la?

    Como você poderia reescrever o método de escrever a String de trás para a frente usando um StringBuilder?

Desafio

  1. Converta uma String para um número sem usar as bibliotecas do Java que já o fazem. Isto é, uma String x = "762" deve gerar um int i = 762.

    Para ajudar, saiba que um char pode ser transformado em int com o mesmo valor numérico fazendo:

        char c = '3';
        int i = c - '0'; // i vale 3!       

    Aqui estamos nos aproveitando do conhecimento da tabela unicode: os números de 0 a 9 estão em sequência! Você poderia usar o método estático Character.getNumericValue(char) em vez disso.

Discussão em aula: o que você precisa fazer em Java?

Qual é a sua necessidade com o Java? Precisa fazer algoritmos de redes neurais? Gerar gráficos 3D? Relatórios em PDF? Gerar código de barras e/ou boletos? Validar CPF? Mexer com um arquivo do Excel?

O instrutor mostrará que, para a maioria absoluta das suas necessidades, alguém já fez uma biblioteca e a disponibilizou.