Java para Desenvolvimento Web > E agora?

E agora?

"A nuca é um mistério para a vista." -- Paul Valéry

O curso FJ-21, Java para desenvolvimento Web, procura abordar as principais tecnologias do mercado Web em Java desde seus fundamentos até os frameworks mais usados.

Mas e agora, para onde direcionar seus estudos e sua carreira?

Os apêndices dessa apostila

Os próximos capítulos da apostila são apêndices extras para expandir seu estudo em algumas áreas que podem ser de seu interesse:

Frameworks Web

O mercado de frameworks Java é imenso. Há muitas opções boas disponíveis no mercado e muitos pontos a considerar na adoção ou estudo de algum novo framework.

O Struts com certeza é o framework com maior unanimidade no mercado, em especial por causa de sua versão 1.x. A versão 2.0 não tem tanta força mas é um dos mais importantes.

O VRaptor, criado na USP em 2004 e mantido hoje pela Caelum e por uma grande comunidade, não tem o tamanho do mercado de outros grandes frameworks. Mas tem a vantagem da extrema simplicidade e grande produtividade, além de ser bem focado no mercado brasileiro, com documentação em português e muito material disponível. A Caelum inclusive disponibiliza um curso de VRaptor, o FJ-28 que possui sua apostila disponível para download gratuito na Internet em:

http://www.caelum.com.br/apostilas

Um dos frameworks mais usados hoje é o JavaServer Faces - JSF. Seu grande apelo é ser o framework oficial do Java EE para Web, enquanto que todos os outros são de terceiros. O JSF tem ainda muitas características diferentes do Struts ou do VRaptor que vimos nesse curso.

Em especial, o JSF é dito um framework component-based, enquanto que Struts (1 e 2) e VRaptor são ditos request-based ou action-based. A ideia principal de um framework de componentes é abstrair muitos dos conceitos da Web e do protocolo HTTP provendo uma forma de programação mais parecida com programação para Desktop. O JSF tem componentes visuais ricos já prontos, funciona através de tratamento de eventos e é stateful (ao contrário da Web "normal" onde tudo é stateless). Na Caelum, o curso FJ-26 trata de JavaServer Faces:

http://www.caelum.com.br/curso/fj26

Mas o JSF não é único framework baseado em componentes. Há outras opções (menos famosas) como o Google Web Toolkit - GWT ou o Apache Wicket. Da mesma forma, há outros frameworks request-based além de Struts e VRaptor, como o Stripes ou o Spring MVC. Na Caelum, o Spring e Spring MVC é tratado em detalhes no curso FJ-27, junto com outras funcionalidades do Spring:

http://www.caelum.com.br/curso/fj27

Toda essa pluralidade de frameworks é boa para fomentar competição e inovação no mercado, mas pode confundir muito o programador que está iniciando nesse meio. Um bom caminho a seguir após esse curso FJ-21 é continuar aprofundando seus conhecimentos no Spring MVC e no VRaptor (com ajuda da apostila aberta) e partir depois para o estudo do JSF. Os outros frameworks você vai acabar eventualmente encontrando algum dia em sua carreira, mas não se preocupe em aprender todos no começo.

Frameworks de persistência

Quando falamos de frameworks voltados para persistência e bancos de dados, felizmente, não há tanta dúvida quanto no mundo dos frameworks Web. O Hibernate é praticamente unanimidade no mercado Java, principalmente se usado como implementação da JPA. Há outras possibilidades, como o Toplink, o EclipseLink, o OpenJPA, o DataNucleus, o JDO, o iBatis etc. Mas o Hibernate é o mais importante.

Na Caelum, abordamos JPA e Hibernate avançado no curso FJ-25:

http://www.caelum.com.br/curso/fj25

Há ainda livros e documentações disponíveis sobre Hibernate. Recomendamos fortemente que você aprofunde seus estudos no Hibernate que é muito usado e pedido no mercado Java hoje.

Onde seguir seus estudos

A Caelum disponibiliza para download gratuito algumas das apostilas de seus treinamentos. Você pode baixar direto no site:

http://www.caelum.com.br/apostilas

O Blog da Caelum é ainda outra forma de acompanhar novidades e expandir seus conhecimentos:

http://blog.caelum.com.br

Diversas revistas, no Brasil e no exterior, estudam o mundo Java como ninguém e podem ajudar o iniciante a conhecer muito do que está acontecendo lá fora nas aplicações comerciais.

Lembrando que a editora Casa do Código possui livros de JSF e JPA que podem te auxiliar também na continuação e reforço dos seus estudos:

http://www.CasaDoCodigo.com.br