Capítulo 15

Apêndice - Instalação

O Python já vem instalado nos sistemas Linux e Mac OS mas será necessário fazer o download da última versão (Python 3.6) para acompanhar a apostila. O Python não vem instalado por padrão no Windows e o download deverá ser feito no site https://www.python.org/ além de algumas configurações extras.

15.1 Instalando o Python no Windows

O primeiro passo é acessar o site do Python: https://www.python.org/. Na sessão de Downloads já será disponibilizado o instalador específico do Windows automaticamente, portanto é só baixar o Python3, na sua versão mais atual.

Tela de download do Python para o Windows

Figura 15.1: Tela de download do Python para o Windows

Após o download ser finalizado, abra-o e na primeira tela marque a opção Add Python 3.X to PATH. Essa opção é importante para conseguirmos executar o Python dentro do Prompt de Comando do Windows. Caso você não tenha marcado esta opção, terá que configurar a variável de ambiente no Windows de forma manual.

Checkbox selecionado

Figura 15.2: Checkbox selecionado

Selecione a instalação customizada somente para ver a instalação com mais detalhes.

Instalação customizada

Figura 15.3: Instalação customizada

Na tela seguinte são as features opcionais, se certifique que o gerenciador de pacotes pip esteja selecionado, ele que permite instalar pacotes e bibliotecas no Python. Clique em Next para dar seguimento na instalação.

Optional Features

Figura 15.4: Optional Features

Já na terceira tela, deixe tudo como está, mas se atente ao diretório de instalação do Python, para caso queira procurar o executável ou algo que envolva o seu diretório.

Advanced Options

Figura 15.5: Advanced Options

Por fim, basta clicar em Install e aguardar o término da instalação.

Instalação Concluída com Sucesso

Figura 15.6: Instalação Concluída com Sucesso

Terminada a instalação, teste se o Python foi instalado corretamente. Abra o Prompt de Comando e execute:

    python -V

OBS: Para que funcione corretamente é necessário que seja no Prompt de Comando e não em algum programa Git Bash instalado em sua máquina. E o comando python -V é importante que esteja com o V com letra maiúscula.

Esse comando imprime a versão do Python instalada no Windows. Se a versão for impressa, significa que o Python foi instalado corretamente. Agora, rode o comando python:

    python

Assim você terá acesso ao console do próprio Python, conseguindo assim utilizá-lo.

Seus livros de tecnologia parecem do século passado?

Conheça a Casa do Código, uma nova editora, com autores de destaque no mercado, foco em ebooks (PDF, epub, mobi), preços imbatíveis e assuntos atuais.
Com a curadoria da Caelum e excelentes autores, é uma abordagem diferente para livros de tecnologia no Brasil.

Casa do Código, Livros de Tecnologia.

15.2 Instalando o Python no Linux

Os sistemas operacionais baseados no Debian já possuem o Python3 pré-instalado. Verifique se o seu sistema já possui o Python3 instalado executando o seguinte comando no terminal:

    python3 -V

OBS: O comando python3 -V é importante que esteja com o V com letra maiúscula.

Este comando retorna a versão do Python3 instalada. Se você ainda não tiver ele instalado, digite os seguintes comandos no terminal:

    sudo apt-get update
    sudo apt3-get install python

Para que você consiga instalar os pacotes do Python é necessário ter o gerenciador de pacotes pip instalado no sistema. Para instalar esse gerenciador, digite no terminal:

    sudo apt-get install python-pip

15.3 Instalando o Python no MacOS

A maneira mais fácil de instalar o Python3 no MacOS é utilizando o Homebrew. Com o Homebrew instalado, abra o terminal e digite os seguintes comandos:

    brew update
    brew install python3

Para que você consiga instalar os pacotes do Python é necessário ter o gerenciador de pacotes pip instalado no sistema. Para instalar esse gerenciador, digite no terminal:

    sudo apt-get install python-pip

15.4 Outras formas de utilizar o Python

Podemos rodar o Python diretamente do seu próprio Prompt.

Podemos procurar pelo Python na caixa de pesquisa do Windows e abri-lo, assim o seu console próprio será aberto. Uma outra forma é abrir a IDLE do Python, que se parece muito com o console mas vem com um menu que possui algumas opções extras.

Agora é a melhor hora de aprender algo novo

Se você está gostando dessa apostila, certamente vai aproveitar os cursos online que lançamos na plataforma Alura. Você estuda a qualquer momento com a qualidade Caelum. Programação, Mobile, Design, Infra, Front-End e Business! Ex-aluno da Caelum tem 15% de desconto, siga o link!

Conheça a Alura Cursos Online.

Código

Resultado