Perguntas frequentes - FAQ

Sobre a Caelum e diferenciais

O curso da Caelum é mais caro que o da concorrente?

Antes de decidir onde vai investir seu tempo e dinheiro, compare os sites, os blogs, as apostilas e os instrutores. Não deixe de conhecer as instituições pessoalmente para tomar uma melhor decisão.

A Caelum tem muito reconhecimento no mercado e ativa participação na comunidade. Temos importantes projetos opensource de renome, como o VRaptor e o Stella, que mostram o investimento e reconhecimento que temos, não só em aula, mas como em projetos/produtos reais. Estamos por trás da maior comunidade de programação em língua portuguesa, o GUJ.com.br. Participamos anualmente de dezenas de eventos importantes, escrevemos frequentemente em revistas e nosso blog é referência em tecnologia no Brasil, com mais de 350 artigos publicados!

Tudo isso ajuda a Caelum a ser destaque no mercado o que melhora tanto a qualidade direta da aula, por termos mais prática, quanto a indireta pra sua carreira - uma empresa reconhecida destaca o currículo de seus alunos no mercado.

Temos um foco muito grande na qualidade das aulas. Isso vem desde a escolha e treinamento dos instrutores até a construção das apostilas. Acreditamos tanto na qualidade que nossa apostila está disponível pra você ver online e, mesmo com ela disponível, sabemos que sua experiência no curso será ainda mais rica. Temos um rígido processo de treinamento didático dos instrutores, que você poderá notar durante o curso.

Por que a carga horária da formação da Caelum é menor que na concorrente?

Nossa carga horária é um pouco menor mesmo. E isso não é ruim, é proposital. Nosso curso tem foco. Não queremos que você gaste tempo com tópicos que até podem ser interessantes mas têm pouco valor no mercado. Nosso curso intencionalmente não explica cada detalhezinho de cada aspecto de cada tecnologia. Nossa abordagem é construtivista, ela ensina você a aprender a raciocinar sobre a plataforma, a ter condições de continuar aprendendo após o término do curso, sem decorar APIs ou regras.

Posso fazer o curso de vocês, mas online?

A Caelum oferece diversos cursos online através de sua plataforma chamada Alura. Alguns cursos possuem certa semelhança, outros são dados de forma bem diferente. Isso acontece pois aprender online exige outras técnicas, traz outras dificuldades. O curso presencial sem dúvida apresenta inúmeras vantagens, mas o online pode ajudá-lo no caso de estar muito distante ou possuir horários diferentes de estudo. Muitos dos nossos alunos presenciais acabam virando também alunos da plataforma Alura e vice-versa, já que ela possui um sistema bem dinâmico e forma uma comunidade que se ajuda.

Por onde devo começar a aprender a programar?

O curso Lógica de Programação com JavaScript é certamente o mais indicado. Nele, além de aprender lógica de programação, você vai praticar com JavaScript, uma tecnologia essencial independente de qual trilha você percorrer na sua carreira de programador.

Quero construir um website. Qual curso devo fazer?

Se você já tem os conhecimentos básicos de programação, que são vistos no nosso curso Lógica de Programação com JavaScript, o curso indicado para você é o Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript, onde você vê bastante das tecnologias mais usadas na criação de web sites, além das melhores práticas. Depois dele você pode passar para Java, .NET, Rails ou outra tecnologia web.

Aqui há uma sugestão de possíveis caminhos, que pode auxiliá-lo a achar suas preferências e encontrar cursos. Não deixe de tirar sua dúvida conosco e conversar com um dos instrutores.

Quero construir um aplicativo mobile, qual curso fazer?

Os cursos Desenvolvimento móvel com Google Android e Desenvolvimento móvel com iOS são as portas de entrada para o mundo do desenvolvimento móvel. Vale lembrar que você já precisa saber programar e estar acostumado com uma linguagem como o Java para fazer um deles. O curso de iOS tem ainda um detalhe: basicamente você só consegue desenvolver para iPhone e iPad se tiver um Mac (ou emulador) e só pode publicar sua aplicação de um Mac.

Tem curso de SQL e banco de dados?

Não temos curso específico para ensinar o básico de tabelas e de SQL. Se você precisa de algo bem do começo, temos um curso online no Alura. Você também vê manipulação de SQL e banco de dados nos cursos de Java, de Hibernate, de Rails e de ASP.NET MVC.

Como consigo meu primeiro estágio/emprego em programação?

Apesar do mercado possuir uma enorme quantidade de vagas em aberto (mais de 50 mil de acordo com reportagem do Jornal da Globo em maio de 2013), é necessário que você demonstre seu conhecimento para facilitar sua contratação.

Existem várias formas para isso. Ter um blog mostrando seus testes e sua evolução é uma ótima ideia, até mesmo para você organizar seus estudos. Pratique bastante e coloque tudo nesse seu site ou blog. Por exemplo? Escreva novamente os exercícios que fizer aqui na Caelum, porém em casa, e comente a respeito de dificuldades, truques e tudo o que aprendeu. Isso te ajuda a aprender mais e você compartilha seu conhecimento, que é algo que chama muita atenção no currículo de um programador.

Possuir uma conta no GitHub também vai auxiliá-lo a divulgar seu código e seu trabalho. Participar de projetos opensource, de fóruns como o GUJ.com.br e de listas de discussão são também diferenciais. O inglês, mesmo que num nível intermediário, costuma ser necessário para a maioria das vagas e para você se virar com as documentações e alguns tutoriais, mesmo havendo ampla quantidade de material em português.

De qualquer forma, fique atento ao site OndeTrabalhar.com, desenvolvido pela equipe da Caelum para auxiliar nossos alunos a encontrar vagas no mercado de TI.

Por que algumas apostilas da Caelum estão disponíveis online?

Optamos por liberar algumas das nossas apostilas para possibilitar que você conheça um pouco da nossa qualidade. Com o tempo, estamos adaptando outras apostilas para um formato que possa ser utilizado fora do curso e também vamos liberá-las para download. As apostilas são parte fundamental do curso, mas você terá suas expectativas superadas com a didática dos nossos instrutores, participação na aula e metodologia de ensino.

A Caelum faz consultoria?

A Caelum fez consultoria e trabalhou com projetos externos por muitos anos. Optamos atualmente por ficar focado nos diversos projetos internos que temos, como nosso próprio ERP, o sistema de ensino online, um sistema de publicação para editoras e alguns projetos opensource.

Que cursos devo fazer depois?

Aqui há uma sugestão de possíveis caminhos, que pode auxiliá-lo a achar suas preferências e encontrar cursos. Não deixe de tirar sua dúvida conosco e conversar com um dos instrutores.

Sobre Java

Como é o mercado de trabalho Java?

Há muitas vagas em aberto e o mercado não consegue encontrar gente suficiente há muitos anos. Isso não ocorre só com Java. Essa tecnologia é extensamente usada em grandes corporações, como bancos e governos, gera um problema ainda maior. Encontrar vagas é fácil, mas pode não ser tão trivial demonstrar que você está apto para ela. Lembre-se de ter seu próprio repositório de código como no github, manter um blog e praticar bastante. No nosso blog há mais dicas de como começar na carreira Java.

Como faço para aprender Java?

Nosso curso Java e Orientação a Objetos é o mais reconhecido do mercado e fortemente indicado para você começar com Java e orientação a objetos. Você precisa já programar em outra linguagem ou ter um conhecimento como o do curso Lógica de Programação com JavaScript.

Esse curso faz parte da nossa Formação Java, onde você também vai conhecer o desenvolvimento web nessa plataforma, envolvendo SQL, JDBC, Spring, JSF, testes e mais. É realmente um curso bem puxado, que vai exigir seu tempo e dedicação.

Se for continuar esses estudos, lembre-se que temos muitos cursos de Java e você pode ver uma sugestão de possíveis caminhos a seguir na carreira.

Qual é a versão do Java usada nos cursos?

Utilizamos sempre as versões mais recentes, e tomando o cuidado para deixar claro a diferença entre as várias versões. É comum você ter de trabalhar com versões mais antigas do Java, da JPA, do EJB, do JSF.

Como funciona a certificação Java? Tem curso?

Não temos atualmente. Durante muito tempo possuíamos um curso preparatório para a certificação, com estudo profundo de detalhes da linguagem, pegadinhas, testes e sempre com o uso do compilador no console, para consolidar o conhecimento. Com as diversas mudanças nas provas da certificação (agora são duas provas para se tornar um programador java certificado), esse curso precisaria ser estendido para 80 horas, tornando-se quase que impraticável. Em breve teremos um curso online para substituir essa lacuna.

Vocês usam o Eclipse ou o Netbeans?

Dentro da sala de aula, utilizamos o Eclipse. Mas não há uma IDE melhor que a outra: há aquela que lhe agrada mais e com a qual você é mais produtivo. Apesar de passarmos diversos truques, atalhos e quickfixes possíveis no Eclipse, esse não é o foco da Caelum. É importante sim dominar a ferramenta, porém, durante o aprendizado, os conceitos da linguagem, das bibliotecas e frameworks são mais importantes e ganham mais peso no curso.

É melhor aprender Java ou .NET?

São duas grandes plataformas, muito adotadas pelo mercado. Cada uma vai ter um foco. A plataforma .NET tem evoluído com mais velocidade, com versões saindo mais rapidamente. Ela sempre tem esse domínio na plataforma Windows. Já o Java acaba aparecendo muito em empresas onde o opensource e o Linux se encontram, além de possuir uma comunidade bem forte. Para o desenvolvimento web corporativo, ambas são realmente muito usadas. Acaba sendo uma decisão de gosto, do seu conhecimento prévio, de suas preferências.

Aqui há uma sugestão de possíveis caminhos, que pode auxiliá-lo a achar suas preferências e encontrar cursos. Não deixe de tirar sua dúvida conosco e conversar com um dos instrutores.

Sobre Mobile

Qual é a diferença entre ObjectiveC, iOS, iPhone e iPad?

iOS é o nome do sistema operacional que roda em todos os iPhones e iPad. ObjectiveC é o nome da linguagem com que se programa nesse sistema operacional, normalmente através de um editor que se chama xcode. Você precisa de um computador Mac (ou emulador) para programar par ao iOS. Temos laboratório de Macs aqui na Caelum.

ObjectiveC lembra a linguagem C, mas com muitas diferenças. A sintaxe muda bastante para poder incorporar a orientação a objetos. É necessário que você já programe há algum tempo com linguagens como C# e Java.

Devo aprender iOS ou Android?

Depende dos seus objetivos e conhecimentos prévios. A plataforma Android é programada com Java, o que pode ser vantagem para muita gente. Ambas têm mercado bem amplo de trabalho.

Quero criar um site para dispositivos móveis, que curso fazer?

Para o desenvolvimento de websites, você não precisará conhecer programação para Android e iOS. Você vai precisar dominar HTML, CSS e JavaScript e saber desenvolver sites responsivos. Isso é coberto no curso Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript.

Sobre Front-end e Web Design

Qual é a diferença entre Front-end e Web Design?

Algumas pessoas podem falar que são sinônimos, mas utilizamos o nome Front-end para o desenvolvimento mais técnico da interface dos websites, e Web Design para aquela parte que decide como será o layout, o wireframe e todo o trabalho comumente feito no Photoshop e programas similares. Nosso foco é no Front-End, apesar de sempre ter algumas dicas e noções de Web Design que são passadas em aula.

Têm CSS3 e HTML5 nos cursos da Caelum?

Sim. No curso Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript você vê desde o básico dessas tecnologias, mas também passa um tempo estudando muitos dos recursos novos que os navegadores modernos permitem utilizar.

Vou aprender a fazer o design do site inteiro?

Nossos cursos tem o enfoque mais técnico. Apesar de acabar abordando algumas boas práticas de usabilidade e dicas de arquitetura de informação, esse não é o foco dos cursos de Front-end da Caelum. Nos cursos, você já recebe o wireframe e o design prontos. Isto é, um designer já fez a parte do PhotoShop. Nós continuaremos esse trabalho para criar um site como o MirrorFashion. Você, como programador Front-end, será responsável pela implantação desse design, através de sua programação com HTML, CSS e JavaScript.

Sobre Agile

O curso de vocês é de Scrum?

O curso é de Agilidade. Nosso curso Gerenciamento ágil de projetos de Software com Scrum tem um foco grande em Scrum, já que esse é o processo ágil mais conhecido e utilizado. Contudo, nossa experiência mostra que, mais importante que um processo são os conceitos fundamentais do Agile e, por isso, não nos prendemos apenas a esse framework. O curso também passa por Lean, XP, e outros métodos de forma bem prática.

Não sei programar, posso fazer os cursos Agile de vocês?

O curso Gerenciamento ágil de projetos de Software com Scrum pode ser feito por qualquer um que tenha participado ativamente do desenvolvimento de um projeto, não necessariamente programando. Já o curso Práticas ágeis de desenvolvimento de Software em Java necessita que o aluno tenha uma sólida experiência em programação, pois demonstra práticas de métodos ágeis aplicadas ao código e à maneira de codificar.

O curso da Caelum dá a certificação CSM?

Tínhamos um curso de CSM, mas há algum tempo optamos por oferecer apenas os nossos cursos, focados e moldados de acordo com a nossa experiência na Caelum e em consultorias.